Publicidade
Blogs

A plenitude da Ashtanga Yoga

Vertente da milenar prática indiana ajuda na melhora do condicionamento físico e mental 04/12/2017 às 14:43
Show vida0307 001f
Na Ashtanga Yoga os movimentos são mais vigorosos, o que promove a melhora do condicionamento físico (Foto: Divulgação)

Por Juan Gabriel

Basta um tapetinho e alguma dose de disposição para encarar uma sessão da Ashtanga Yoga. A modalidade, vertente da prática milenar indiana, se baseia em oito princípios filosóficos que juntos, promovem uma série de benefícios para o corpo e a mente. São técnicas de respiração aliadas a posturas desafiadoras que garantem a redução de estresse, ansiedade e de quebra uma melhora significativa no condicionamento físico.

A essência da Ashtanga Yoga vem presente no nome. O termo originário do sânscrito significa oito (ashta) limbos (anga), referentes aos fundamentos que constituem a prática. São eles a auto-disciplina, observância religiosa, postura,contenção de respiração, abstração dos sentidos, concentração, meditação e estado de supra-consciência.
O educador físico e instrutor de Ashtanga Yoga, Marlo Evangelista é praticante diário e difunde a vertente há mais de quinze anos.

Atualmente radicado no Rio de Janeiro, para onde se mudou há três anos em busca de aprimorar o conhecimento na modalidade, ele visitou a capital amazonense para ministrar nos últimos dias 18 e 19, um workshop sobre o assunto. O instrutor explica que as sessões são compostas por cinco técnicas corporais que envolvem a respiração, posturas, contrações musculares e o dristi, técnica que visa fixar o olhar em um ponto físico. A quinta e última técnica envolve a sincronia de todos esses movimentos ao mesmo tempo.

“A aula é a aplicação destas cinco técnicas ao mesmo tempo e é uma pratica que dura de 1h a 1h30. O aluno pratica as cinco técnicas por esse tempo e no final faz um relaxamento, chamado yoga midra, onde ele fica por dez minutos relaxando. Então toda aula dura aproximadamente 1h30 a 1h40, dependendo da quantidade de postura que o instrutor colocar”, diz Marlo Evangelista.

Benefícios

Marlo conta que sempre foi atleta e que se encantou pela Ashtanga Yoga por ser uma modalidade dinâmica. Após as primeiras aulas, ficou surpreso com os resultados causados pela yoga. “Fiquei muito impressionado com o efeito que essa pratica teve no meu corpo. No dia seguinte senti o corpo todo dolorido, aquela dor prazerosa, que eu fiquei me perguntando como existia uma pratica tão relaxante e tão intensa ao mesmo tempo”.

O instrutor diz que a pratica deve ser feita sempre ao amanhecer e em jejum, deixando ao menos um dia de folga durante a semana. Sem restrições para quem deseja praticar, Marlo salienta que por conta de ser algo vigoroso, os músculos são bastante exigidos, o que traz vantagens para quem busca melhorar o condicionamento físico. Mas os benefícios causados no corpo não param por ai. 

“Eu senti uma série de melhoras no meu dia a dia, meu corpo cada vez mais alinhado com mais disposição física, me tornei flexível, com coluna mais reta, com uma maior facilidade pra respirar e consequentemente senti que eu fiquei mais calmo, tranquilo. Mesmo depois de praticar todos esses anos eu ainda sinto que isso continua acontecendo, principalmente depois que comecei a ensinar”, conta.