Publicidade
Blogs

Conheça a pitaia, a nova fruta do verão

A pitaia é uma fruta exótica rica em vitaminas e altamente benéfica para a saúde. Em Manaus, podemos não só encontrara a frutas como outros doces à base dela 05/11/2017 às 17:21
Show vida0105 55f
Foto: Pixabay

Por Mayrlla Motta

Ela pode até não ter uma aparência bonita, mas como diz um provérbio popular: “quem vê cara não vê coração”. Nativa da América Central, a pitaia é uma fruta exótica rica em vitaminas e altamente benéfica para a saúde, e não é à toa que ganhou  nos últimos meses a fama de nova fruta do verão. Por conta da casca, ela é conhecida também como “dragon fruit”. 

De acordo com a nutricionista Gabrielle Gonçalves, existem três espécies. A primeira é caracterizada pela camada externa e polpa rosa. Já a segunda, apresenta pele amarela e polpa branca. A última traz uma camada rosa e a parte interna branca. Dessas três, a mais fácil de encontrar nos supermercados ou feiras é a primeira. 

Segundo Gabrielle, os benefícios da pitaia para a saúde vêm dos flavonoides. “Eles são considerados agentes antioxidantes que minimizam o estresse oxidativo (danos provocados por radicais livres às nossas células), ajudando na prevenção de doenças crônicas”, aponta. 

Em termos de riqueza nutricional, a fruta é rica em fibras, e por isso, ajuda no controle do colesterol, glicemia e regula as funções intestinais. “Além disso, possui vitaminas A, C e E, e minerais como magnésio, zinco, ferro, fósforo e cálcio, responsáveis pelo bom funcionamento do organismo e fortalecimento do sistema imunológico. Para se ter uma noção sobre seus benefícios dentro de uma dieta, por exemplo, 100g da fruta possui cerca de 50 calorias, sendo considerado um alimento de baixo valor calórico”, explicou. 

Ingrediente

Os vários benefícios da pitaia motivaram empresários da capital. Agora, ela pode ser encontrada em alguns lugares. Há cerca de um mês, a proprietária do Castelo de Açúcar, Hylana Tapajós, trouxe a Taça de Pitaia (R$ 19) para o menu da loja  localizada na Av. Rio Mar, em frente ao Parque do Idoso. Ela é fã da fruta e por isso desenvolveu a receita que acompanha uvas ou brownie na composição. “Ela é uma novidade no mercado e a aceitação do público tem sido boa. Não são todos os dias que a oferecemos na vitrine, no entanto, a taça tem saído mais aos fins de semana. Quando temos, postamos no instagram (@castelodeacucar) para os clientes conferirem”, disse.  

A fruta também marca presença nos gelatos italianos. Na Yogumania do Shopping Manauara temos essa opção a partir de R$ 10. A proprietária da rede, Mariana Verçosa, conta que inseriu a fruta no cardápio no início do verão amazônico. “Desde lá, a aceitação do público tem sido muito favorável. Esse sabor sai bastante e acredito que a cor rosa é o atraente. O gelato tem um gosto muito particular, e por levar somente água, açúcar e a própria fruta no preparo, conserva ainda mais os nutrientes da pitaia”, disse. 

Fora do circuito local, a fruta pode ser encontrada também na forma de creme registrado pela marca Frooty, que recentemente lançou o creme de pitaia. Os potes, com menos de 100 calorias cada, são opções para lanches rápidos e sobremesas.