Publicidade
Blogs

Relembre os artistas internacionais que já fizeram shows musicais em Manaus

17/04/2017 às 17:33 - Atualizado em 17/04/2017 às 18:00
Show 1492464609207486

Por Alexandre Pequeno

Com o avanço das negociações do show do ex-beatle Paul McCartney na Arena da Amazônia, em Manaus, para outubro deste ano, a capital amazonense entra novamente na rota de shows internacionais sediados no Brasil. Engana-se quem acha que Manaus abrigou poucos shows musicais gringos de artistas relevantes, pelo contrário, bandas como Iron Maiden, Scorpions e até o fenômeno pop Spice Girls já tocaram em solo baré. Por isso, vamos relembrar algumas atrações internacionais que já passaram por Manaus.

White Stripes (2005)

No dia 1º de junho de 2005, a banda White Stripes protagonizou o primeiro show de rock no Teatro Amazonas para cerca de 500 pessoas. Não satisfeitos com o público, a dupla interrompeu o show, saiu do teatro e cantaram para a multidão enlouquecida que se aglomerava na parte de fora. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 4 mil pessoas estavam no local no momento em que Jack e Meg chegaram na varanda do teatro para seu show improvisado. Em 2015, a gravadora Third Man Records, de Jack White, lançou o ‘‘Under Amazonian Lights” um vinil duplo e um DVD com registro do espetáculo em Manaus.

RBD (2006)

Um dos maiores grupos teens mexicanos de todos os tempos arrastou cerca de 20 mil pessoas ao Samdródromo de Manaus na noite de 20 de setembro de 2006. Causando euforia por onde passavam, a capital amazonense não escapou do furacão mexicano composto por Christopher Uckermann, Anahí, Christian Chávez, Maite Perroni, Alfonso Herrera e Dulce María. Cerca de 300 crianças e adolescentes passaram mal durante e tiveram que ser socorridas. A turnê mundial no Brasil ainda contou com mais 12 datas no país.

Gloria Gaynor (2006)

Dona do hit mundial "I Will Survive" (1978), a cantora norte-americana Gloria Gaynor fez shows em quatro cidades brasileiras em 2006, e Manaus estava na lista. Gloria subiu ao palco do Studio 5 em 14 de novembro de 2006, com pré-show da cantora Cynthia Manley, vocalista da banda Boys Town nos anos 80. De acordo com uma coluna de A Crítica da época, o show, morno, contou com os hits "It's Raining Man" e "Can't take my eyes off of you".

Scorpions (2007 e 2008)

Cerca de 30 mil pessoas assistiram ao show da banda de rock alemã Scorpions no Sambódromo, em Manaus, ocorrido em 9 de agosto de 2007. Para chamar a atenção do público sobre os perigos do desmatamento da Amazônia e suas conseqüências para as mudanças climáticas, os músicos exibiram um banner com o alerta "Chega de desmatamento! Sem Amazônia não há futuro". O show, em parceria com o Greenpeace resultou no DVD "Amazônia: Live in the Jungle". No ano seguinte, a banda voltou a Manaus com a turnê “Humanity Hour 1 – Eletric Acoustica” em show na Arena Amadeu Teixeira.

 

Alanis Morissette (2009)

A canadense Alanis Morissete desembarcou em Manaus em 18 de janeiro de 2009 e fez tudo que tinha direito: conheceu hotel de selva, nadou com botos, fez focagem de jacaré, além de experimentar a culinária regional. Mas o melhor da viagem ainda estava por vir. Em 21 do mesmo mês, a cantora realizou um show para 5 mil pessoas no Studio 5. Na setlist do show, canções de seu álbum "Flavours of Entanglement" (2008) foram o foco, sem deixar de lado os sucessos de "Jagged Little Pill" (1995) e "Supposed Former Infatuation Junkie" (1999). O show em Manaus foi o primeiro da turnê "Flavors of Entanglement South American Tour", que ainda seguiu para Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.

Iron Maiden (2009)

A banda, uma das mais importantes do heavy metal mundial aterrissou na capital amazonense para fazer um concerto histórico, que vai ficar guardado nas lembranças dos roqueiros da cidade. O show ocorreu em 12 de março de 2009 e arrastou cerca de 20 mil pessoas ao Sambódromo. Os músicos desembarcaram no dia anterior no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, no famoso Ed Force One, o avião próprio da banda que leva o nome do monstro-símbolo do Iron Maiden. 

Spice Girls (1997)

Em 1997, o fenômeno pop Spice Girls fez uma visita promocional a Manaus. Na viagem, 55 fãs de diversas partes do mundo e seus acompanhantes foram premiados pela Virgin Record com uma viagem à Amazônia para encontrar o grupo de meninas. Na época, alegando falta de privacidade, as meninas dormiram no iate Amazonas, pertencente ao então governador do Estado, Amazonino Mendes. As cantoras fizeram uma entrevista coletiva no Teatro Amazonas. Em seguida, elas cantaram para o público, não no palco, e sim na varanda da casa de espetáculos, levando os fãs à loucura.

Magic! (2016)

A mais recente atração internacional a aterrissar em Manaus foi a banda Magic!, que estourou com o hit "Rude", em 2015. Com Jota Quest, a banda canadense se apresentou na cidade em 11 de outubro do ano passado durante o Luau M1, ocorrido no Podium da Arena da Amazônia. Entre as músicas, os astros apresentaram "Lay You Down Easy", primeiro single do álbum "Primary Colours".