Publicidade
Blogs

Férias e foco: dicas para continuar com a atividade física

26/03/2016 às 15:44
Show ferias
É normal que o ritmo caia durante as férias, mas é importante não deixar que ele estacione por completo. (Foto: Reprodução)

Os meses de janeiro e fevereiro são famosos no calendário por ser a época do ano em que as pessoas mais tiram férias e, consequentemente, saem da dieta devido  a nova rotina que inclui muita diversão, comida e bebida a vontade. No entanto, passada a época das “pernas pro ar”, muita gente sente aquele peso na consciência por não ter conseguido manter os exercícios e ter ganhado novamente aqueles quilinhos extras que se dedicou para perder.

Por isso, hoje aqui no blog vou dar algumas dicas para você continuar aproveitando ao máximo esses dias de descanso e muita folia, mas sem deixar de se dedicar por alguns minutos às atividades físicas. No final, podem ter certeza, o prejuízo será menor e os elogios da volta ao trabalho ou à escola também! Confira.

Não é porque você viajou para outra cidade que não pode continuar com a sua rotina. Aliás, os exercícios agora podem ser bem mais agradáveis, pois um ambiente muito mais bonito lhe aguarda e você não vai precisar olhar para o relógio a cada minuto para saber se está ou não atrasado.

A dica aqui é você caminhar ou correr num calçadão ou na areia – caso tenha viajado para alguma  cidade com praia -  por pelo menos 40 minutos. Se não quiser ocupar a mala com tênis, o ideal é optar pela corrida na areia fofa,  assim o esforço será maior e a perda de peso será muito mais rápida. Vários tipos de instrumentos podem ser utilizados para variar os exercícios: bambolês ou cones para correr e saltar em zig zag, as faixas de TRX que podem ser fixadas em qualquer lugar, até mesmo em coqueiros. Aliás, as faixas elásticas usadas para a prática de treinamento suspenso são excelentes porque conseguem modificar os exercícios e podem ser levadas para qualquer lugar dentro de uma bolsa.

Você pode realizá-los tanto pela manha ou à noite e apreciar as paisagens maravilhosas da praia e depois ainda tomar uma água de coco ou um açaí puro para revigorar.

“ “Faça abdominais no banco da praça, flexão de solo, agachamento e elevação na ponta dos pés [gêmeos]. São ótimos exercícios e podem ser feitos de forma prática em qualquer lugar. Dedique de 40 a 50 minutos à atividade física, de duas a três vezes na semana, de modo que sobre tempo para você aproveitar o passeio”, sugere a profissional em educação física Viviane Amaral.

As roupas para realizar os exercícios devem ser bem leves e de preferência folgadas para ajudar na evaporação do suor e permitir uma melhor transpiração. Usar biquíni não é muito indicado, pois eles tendem a sair do lugar a todo momento e isso prejudica na concentração e na qualidade do exercício. Use sempre protetor solar, bonés ou chapéus e óculos escuros, prefira se exercitar antes das 10 da manhã e depois das 4 da tarde. A sua garrafa de água deve estar com você a todo o momento e como o ambiente é praia, uma deliciosa água de coco bem gelada cai muito bem.

Se você está hospedado num hotel que tenha piscina ou academia, aproveite! Esses espaços geralmente abrem bem cedo e só fecham tarde da noite. Se for adepto da natação, dedique 30 minutos do seu dia para realizar atividade ou nadar no estilo que mais lhe convém e, de quebra, você ainda pode dar uma passada na sauna depois para eliminar as toxinas. Quanto a academia, invista nos exercícios de musculação que já conhece, sempre alternando as maquinas de um dia para o outro e caso não possa dedicar uma hora do dia, intensifique os treinos e diminua o tempo na “gym”.

É normal que o ritmo caia durante as férias, mas é importante não deixar que ele estacione por completo. Além disso, é indicado que você realize atividades prazerosas que, ao mesmo tempo em que te mantêm ativa, te ajudam a relaxar, se divertir e também curtir a viagem.