Publicidade
Blogs

Skate: para quem quer uma modalidade radical e cheia de benefícios

Hoje no blog eu apresento o skate, uma alternativa para quem quer perder peso, manter o corpo em forma e ainda realizar uma modalidade radical, de pura adrenalina. Confira! 26/03/2016 às 15:45
Show skate
Skate atrai gente de toda idade e sexo pelos inúmeros benefícios para o corpo e para a mente

Hoje no blog eu apresento a vocês uma alternativa para quem quer perder peso, manter o corpo em forma e ainda realizar uma modalidade radical, de pura adrenalina. Eu estou falando de andar de skate. Isso mesmo, caros leitores, aquele esporte de rodinhas que talvez você ache que não leve jeito ou que é altamente perigoso. Com cuidado e dedicação, você vai gostar e ainda se beneficiar com a prática. Duvida? Então, confira o post de hoje.  

 O skate é uma atividade que alterna entre aeróbico e anaeróbico, sendo aeróbico quando o skatista esta remando para pegar impulso e anaeróbico enquanto manobra alternando picos na frequência cardíaca o que ajuda muito nesta difícil tarefa. 
Porém perder peso não esta relacionado diretamente a pratica de uma atividade física e sim a um conjunto de fatores que moldam um estilo de vida saudável, onde uma atividade física como o skate somada a uma alimentação balanceada e bons períodos de descanso ajudam a entrar no seu peso ideal.

“Além de ser uma atividade que cativa os seus admiradores pelo prazer da superação de limites, andar de skate é um excelente exercício aeróbico e ajuda bastante a tonificar alguns músculos, como a panturrilha, quadríceps, tendão, abdômen e trapézio. Essa é uma grande vantagem, pois, no caso do skate, a pessoa pratica um esporte e cuida da saúde, sem esperar um resultado em troca. Diferentemente de atividades como musculação e ginástica, em que muitos indivíduos só começam a praticar por esperarem consequências previamente planejadas para a mudança no corpo”, explica o presidente da Federação Amazonense de Skate Vertical, Ney Metal.

O skate pode proporcionar benefícios estéticos, já que fortalece as articulações e ligamentos. Além disso, a prática aumenta os batimentos cardíacos, o que traz vantagens para toda a vida. O esporte ainda é bastante elogiado por especialistas pela sua capacidade em desenvolver uma melhor consciência corporal, tônus muscular e flexibilidade.

O gasto calórico varia de pessoa para pessoa, o valor calórico dos exercícios é calculado pela unidade de medida MET (Equivalente Metabólico da Tarefa) e segundo alguns estudos o valor do MET no skate é de 5, então se pegarmos um indivíduo que pesa 70kg ele vai gastar em média 350 calorias por hora andando de skate, mais isso vai variar de acordo com o peso do individuo e o tempo da atividade.  As modalidades trazem benefícios para o sistema cardiovascular, por se tratarem de atividades aeróbias. Uma hora andando de skate gasta, em média, 250 calorias.

Se você está começando agora, atenção à postura. No caso do skate, o erro mais comum cometido pelos alunos é não deixar os pés paralelos. Em ambos os casos, o uso de equipamento de segurança é obrigatório (capacete, joelheira e cotoveleira).

“Para ser um skatista, é preciso conhecer as principais formas do esporte. Capacetes, joelheiras e cotoveleiras são os equipamentos de segurança mínimos para a prática, que requer muito cuidado. Radicalmente, tanto mulheres quanto homens fazem manobras e saltos bastante perigosos, mas que chamam atenção nas formas diferentes da atividade”, disse Ney Metal.

O skatista Eli Celso lembra que apesar de ser um esporte individual, você estará andando com mais pessoas na maior parte das vezes. O desafio é um atrativo a mais para quem pratica skate. Mas Eli reconhece: é um esporte difícil. "Uma coisa que você aprende é a tomada de decisão. Quando você sobre em uma pista de dois metros, por exemplo, está assumindo um risco. Você sabe que, se tomar uma determinada decisão e errar, vai cair", explica.  

Fora isso o skate trás muitos outros benefícios físico como tônus muscular, equilíbrio propriocepção, lateralidade, coordenação motora entre outros benefícios, fora os benefícios psíquicos que não podem passar despercebidos. 

 

Andar de skate garante bem-estar físico e psicológico. Ele proporciona inúmeros benefícios, como:

- Fortalecimento das articulações

- Estabilidade nos ligamentos e tendões

- Maior consciência corporal

- Melhora do equilíbrio

- Tonificação dos músculos

- Melhor desempenho físico no dia a dia.

 Principais grupamentos musculares utilizados durante a prática de skate:

Panturrilhas.

Quadríceps.

Tendão.

Abdômen.

Trapézio.

Dorsal.

-Dicas para um melhor rendimento físico na prática de skate:

Respire bastante antes de dar impulsão no skate com um dos pés. É importante que não falte fôlego nesse momento, pois requer bastante esforço.

É importante ter uma boa coordenação, trabalhar para ter bastante velocidade, equilíbrio e noção de colocação do corpo no espaço.

-Materiais/vestimenta/equipamentos para a prática do skate:

Joelheiras: protegem os joelhos, em uma eventual queda.

Cotoveleiras: importante para proteger os cotovelos, que são muito sensíveis e também ficam bastante expostos no caso de uma queda.

Capacete: protege a cabeça de uma eventual queda.

Skate: é composto por rodinhas, rolamentos e a prancha. Cada skatista monta seu skate com o material que acha mais adequado.

Tênis: tem de ser apropriado para andar de skate, com solado anti-deslizante.

Para alguns, uma diversão, para outros um esporte levado muito a sério e um estilo de vida. Não importa como o skate seja encarado. Ele é um esporte capaz de trazer benefícios e bem-estar de praticantes de todas as idades. Agora é só garantir a prancha e começa a remar!