Publicidade
Blogs

Mãe, coloque seu filho no sol

A Sociedade Brasileira de Pediatria fez um alerta em dezembro de 2016: há uma “pandemia” de hipovitaminose D, ou seja, as crianças estão com pouca vitamina D no organismo. A principal fonte de vitamina D é a exposição solar.  14/02/2017 às 11:33
Show cancer de mama2

Por Mariane Cruz

A Sociedade Brasileira de Pediatria fez um alerta em dezembro de 2016: há uma “pandemia” de hipovitaminose D, ou seja, as crianças estão com pouca vitamina D no organismo. A principal fonte de vitamina D é a exposição solar. 


No Brasil, embora a maioria da população resida em regiões de adequada exposição solar, a hipovitaminose D é um problema comum e não restrita apenas aos idosos e mulheres menopausadas, mas também acometendo crianças e adolescentes. As pessoas estão mais dentro de casa, cobrem demais o corpo e as crianças deixaram de brincar ao ar livre.

Segundo a médica Sueli Lourenço, formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a vitamina D é na verdade uma substância hormonal que, além de estar relacionada ao fortalecimento dos ossos, desempenha um papel central no metabolismo, funções musculares, imunológicas e neurológicas.

O melhor remédio para a falta de vitamina D é a exposição solar. Entretanto, há que considerar-se que a exposição solar deve ser equilibrada com os riscos de câncer de pele, especialmente o melanoma. Não existe um nível seguro de exposição que possa ser recomendado. Sugere-se evitar a exposição solar direta em lactentes menores de 6 meses e a exposição solar deve ser limitada nas demais crianças. 

O leite materno, embora seja o melhor alimento para o recém-nascido e o lactente, possui baixas concentrações de vitamina D, mesmo se a lactante for suficiente em vitamina D. A ingestão de alguns alimentos ricos em vitamina D (ex: salmão, sardinha, cavala, arenque, fígado) em geral não faz parte dos hábitos alimentares de nossa população.

Na próxima consulta de seu filho ao pediatra, peça para fazer o exame que mede a quantidade de vitamina D.