Publicidade
Blogs

#FuncionalLover

14/08/2016 às 13:14

Na semana passada eu listei aqui neste espaço todos os benefícios que o desafio Pronto Pra Casar já havia me concedido ao longo desses últimos meses e como eu era uma nova pessoa, com mais disposição, energia e bom-humor. E agora venho reforçar isso tudo ao dizer, com toda a certeza, que o maior responsável por isso foi o treno funcional da Cia Athletica, conduzido pelo professor Paulo Vitor. É o que eu sempre digo para todos que perguntam qual o segredo para ter eliminado 12 quilos em quatro meses e a principal arma que uso ao tentar converter alguém para a religião do funcional, como foi neste fim de semana, quando encontrei um amigo de longa data (que inclusive estudou comigo e com a debora na mesma sala no ensino fundamental), que estava fazendo dieta para emagrecer – e já tinha até perdido 5 kg – mas que não tinha disposição para a prática de atividades físicas.

É fácil dizer porquê o funcional me conquistou tanto tão rapidamente: o resultado que logo ficou notável e que foi o combustível que me incentivou a não desistir deste desafio. E por ser algo que não cai na rotina. Funciona da seguinte forma: um circuito é montado em algum terreno, neste caso específico numa quadra de futsal mas poderia ser areia, grama ou tatame, e cada atividade dura 30 segundos, com intervalo de 10 segundos para descansar. Sendo assim, é meio minuto de, por exemplo, flexão, seguido de agachamento com o kettlebell, tiro de corrida, abdominal e saltos, além de diversos exercícios aeróbicos (como burpee, escalador, ponte, etc) e treinos de equilibrio e agilidade. Uma coisa que acho muito legal desta prática é que você geralmente não precisa ficar contando a sua série, é só concentrar em fazer a atividade na postura correta e esperar dar o tempo de partir para o outro exercício. É assim, sem tempo para papo ou fone de ouvido, e só rola beber uma água no intervalo de um minuto entre cada uma das três séries no circuito. O bom é que cada pessoa consegue fazer no seu ritmo: o iniciante vai fazendo devagar, aguentando o quanto pode, enquanto aqueles mais avançados fazem o mais rápido que podem. De qualquer maneira, todos saem pingando de suor.

Por imitarem o movimento do corpo que fazemos no dia a dia, essa junção de diversos tipos de exercícios físicos aliados a atividades típicas de yoga, num esquema que trabalha seu corpo numa frequência alta de batimentos cardíacos e não cria uma rotina monótona, é apontada por especialistas como uma das principas causas do sucesso mundial que o treino funcional alcançou ao longo da última década. O trabalho com o peso corporal é fundamental, apesar de alteres também serem usados com frequência, e o aperfeiçoamento ganhos de força, resistência, flexibilidade e equilibrio, além de contribuir para um rápido emagrecimento. Porém, é bom avisar que o funcional para praticantes com problemas no tornozelo, joelho e coluna precisa ser acompanhado bem de perto. E então, consegui convencer vocês?!