Publicidade
Cotidiano
Notícias

100 mil espectadores acompanharam espetáculo natalino 'Glorioso'

Encenação contou com estrutura digna de shows internacionais, marcando o fechamento das comemorações natalinas em 2012 25/12/2012 às 22:09
Show 1
Queima de fogos
acritica.com Manaus (AM)

Aproximadamente 100 mil pessoas acompanharam o concerto 'Glorioso' que aconteceu no Teatro Amazonas - Largo de São Sebastião, Centro de Manaus – e foi transmitido por 22 telões distribuídos pelas adjacências na noite desta terça-feira (25). O espetáculo teve duração de 90 minutos.

Na avaliação do governador Omar Aziz, Manaus nunca recebeu um espetáculo tão grandioso e, esta é uma pequena amostra do que será apresentado na Arena da Amazônia, em 2014, ano em que acontece o mundial de futebol e que tem como uma das cidades-sede a capital amazonense.

"No Natal de 2014 é possível fazer não só uma apresentação, mas várias na Arena multiuso [...]. Depois da Copa, se eu ainda estiver no governo, eu queria fazer lá (o evento)", disse. Questionado sobre o uso do termo "se" em sua declaração, o governador corrigiu. "Eu vou estar, em 2014, sim (no governo)", assinalou.


O espetáculo foi realizado pela Secretaria de Cultura e co-produzido pela empresa norte-americana Hardrive, responsável por espetáculos da Disney. Ao todo, 4,5 mil artistas participaram da encenação, dividida em três atos, que teve direito a projeções gigantescas nas paredes laterais e fachadas do teatro, além da participação da Amazonas Filarmônica e do Coral do Amazonas.

No quesito cênico, os artistas conseguiram passar para o público em detalhes a história do nascimento de Cristo, e, ao final, lembraram também de sua morte e ressurreição. Muitas cores, anjos suspensos por cordas e descendo de tirolesa fizeram com que o público se emocionasse.

A reprodução de cenários como a manjedoura, a chegada dos três reis magos que foram presentear o menino Jesus após seu nascimento e outros detalhes bíblicos estiveram vivos na história apresentada ao público. Ao final, além do tradicional show pirotécnico, uma chuva de papel picado comandada por dois mil jovens com idade entre 12 e 20 anos, integrantes do programa estadual Jovem Cidadão, encerrou o evento que teve como principal marca a tecnologia.

"Mudança de cenário com uma tecnologia toda nova deixou a todos nós surpresos. Eu adorei. Em 2014, nós temos que fazer este tipo de apresentação na Arena (da Amazônia). Será uma grande apresentação para a população e temos que vender pacotes para turistas, pois lá será uma arena multiuso", disse o governador. 

Números
Trezentos músicos fizeram o acompanhamento de 900 coristas e o efetivo para garantir a segurança dos participantes foi de 300 policiais, entre militares e civis. Segundo a assessoria da Secretaria de Estado da Cultura, idealizadora do espetáculo, cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos foram gerados com a realização do 'Glorioso’.


Discurso
O governador  Omar Aziz comentou sobre a importância desta época do ano pouco antes do início do espetáculo. "A gente que é cristão torce para que o Amazonas e Manaus tenha sempre muita paz, amor e as famílias se confraternizando. Espero que as pessoas possam assistir ao espetáculo e que voltem tranquilamente para suas casas", comentou Aziz, antes do evento.

O secretário titular da SEC, Robério Braga, agradeceu à companhia Hardrive, responsável por espetáculos da Disney, que trabalhou durante meses para a realização do evento. E lembrou a geração de emprego e renda que o 'Glorioso' proporcionou. "Estamos fazendo aquilo que até então é o nosso maior desafio: criando oportunidades", comentou o secretário.

O arcebispo de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, deu início ao espetáculo agradecendo ao governo do Estado pela festa que já dura dez anos. O prefeito eleito de Manaus, Artur Virgílio Neto, também prestigiou o evento.

ARTISTAS DO ESPETÁCULO

Amazonas Filarmônica

Orquestra Experimental do Amazonas

Fanfarra de trompetes

Coral do Amazonas

Orquestra de Câmara

CDA

Cia Casarão de Dança

Cia República de Dança

Cia Ritmo Quente

Cia Rosas da UEA

Coral Madrigal

Estudantes do Liceu Cláudio Santoro

UEA

Membros do boi bumbá Caprichoso e Garantido

Balé Folclórico

Quadrilha Marupiara

Capoeiristas e fisiculturistas

Atores independentes

Estudantes do projeto Jovem Cidadão

Índios Cia de Dança

Orquestra de Violões

Coral da Melhor Idade da Aparecida

Coral Madrigal Ivete Ibiapina

Coral Adulto Liceu Cláudio Santoro

Coral Infantil Liceu Cláudio Santoro

Coral em Libras do Cláudio Santoro

Grupo Gald Árabe

Grupo Aukahak

Grupo Caxemira

Amazônia Cia de Dança

Pajé Cia de Dança

Balé da Barra

Banda da Polícia Militar

Ginastas

Artistas circenses

Escola de Dança Mônica Loureiro

Balé de Rapel

Coral CETI Eiisa Bessa

Coral Infantil da Igreja Peniel

Coral Embrapa

Cantores populares

Cia de Dança Expressão

Solistas amazonenses

Grupo Nativos

Academia Patrícia Marques