Publicidade
Cotidiano
Notícias

7.487 candidatos no Amazonas disputam a preferência do eleitor

Na eleição municipal, o eleitor digita voto na urna para dois candidatos. Às 18h, segundo o presidente do TRE/AM, Flávio Pascarelli, o eleitor de Manaus já saberá quem são os candidatos a prefeito no segundo turno 07/10/2012 às 06:09
Show 1
Este ano, eleitores saíram às ruas pelo País em protesto contra a corrupção
acritica.com Manaus

O eleitor amazonense vai às urnas neste domingo, 7 de outubro, 'confirmar' a preferência em dois de um total de 7.487 candidatos que disputam cargos de prefeito e vereador nos 62 municípios do Estado.

No Amazonas, são 2.164.620 eleitores. Em Manaus, 1.178.120 é o número de eleitores que vão escolher entre nove candidatos a prefeito e 911 candidatos a vereador. Ao todo, 3.660 urnas, espalhadas em 13 Zonas Eleitorais, estão à disposição do eleitor. No interior, o total de urnas soma 3.146.

No Brasil inteiro, 138.544.348 brasileiros vão às urnas neste domingo para escolher 5.568 prefeitos e 57.434 vereadores.

"O eleitor deve ir às urnas, sobretudo, para que a democracia se fortaleça. A democracia é um estado onde não se pode dormir. Temos que estar sempre atentos porque nas eleições podemos confirmar um gestor ou colocá-lo para fora, seja pelo comportamento corrupto ou abusivo", declarou ao acritica.com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, desembargador Flávio Pascareli.

De acordo com ele, às 18h (horário de Manaus), o eleitorado da capital já saberá quem serão os candidatos que vão para o segundo turno – todas as pesquisas de intenção de voto indicam segundo turno em Manaus.

"Às 20h, numa visão pessimista, já saberemos quem são os demais candidatos eleitos", comentou Flávio Pascarelli. Segundo ele, os testes feitos pela Justiça Eleitoral neste sábado e madrugada de domingo, confirma que "as urnas são invioláveis".

Como votar
Nas eleições deste domingo, quando estiver diante da urna, o primeiro voto digitado pelo eleitor será para o cargo de vereador. O eleitor pode votar em um candidato ou somente na legenda.

Para votar no candidato de sua preferência, é preciso digitar os cinco números do candidato, conferir o nome e/ou a foto dele e, caso esteja correto, teclar "confirma". Se errar o número, tecle corrige, digite os números corretos, e confirme o seu voto.

Para votar somente no partido, o chamado voto de legenda, o eleitor deve digitar somente  os dois primeiros números, pois esses identificam o partido.

Antes da confirmação do voto, a urna apresentará a informação do respectivo partido e mensagem alertando ao eleitor que, se confirmado o voto, ele será computado para a legenda. Dessa forma, o votante ajuda o partido de sua preferência a conquistar mais vagas na câmara dos vereadores, sem escolher um candidato específico para preenchê-la.

Prefeito
O segundo voto será para o cargo de prefeito. Para votar no candidato de sua preferência, digite os dois números do candidato, confira o nome e/ou a foto dele e, caso esteja correto, tecle confirma.

Se você errar o número, tecle "corrige" e digite os números corretos, repetindo a operação até confirmar o seu voto. Ao final da votação, a urna eletrônica exibe a palavra "FIM" e emite um sinal sonoro indicando a conclusão do voto.

Horário da votação

O eleitor pode ir à sua seção eleitoral e votar entre 8h e 17h, considerado o horário local de seu município. Neste pleito municipal, só não vão votar os eleitores do Distrito Federal e de Fernando de Noronha, onde não há representantes desses cargos.

Os brasileiros que moram no exterior, e que estão cadastrados para votar fora do País, não poderão votar neste pleito, porque só participam das eleições presidenciais.