Publicidade
Cotidiano
Notícias

Adeus ano velho: cumpra suas metas em 2013

Especialistas explicam que é possível concretizar os planos traçados para os próximos 365 dias, mas alertam que é preciso haver disciplina e persistência para superar obstáculos  30/12/2012 às 20:18
Show 1
André Gomes precisou organizar horários e ter disciplina para encarar um novo desafio na carreira profissional
Priscila Mesquita ---

A transição de um ano que termina para outro que começa geralmente é marcada por novas metas pessoais, profissionais e, para quem está à frente de uma empresa, é tempo de atualizar os alvos para os negócios. O problema é que, passados os primeiros dias de janeiro e fevereiro, muitos dos planos estabelecidos não saem do papel ou do campo das ideias.

A boa notícia é que tal frustração, que chega a se repetir ano após ano, pode ser superada em 2013. No entanto, especialistas e profissionais ouvidos por A CRÍTICA afirmam que o processo de mudança é contínuo e deve envolver, dentre outras coisas, organização e disciplina.

Quem viveu isso em 2012 foi o analista de sistemas André Gomes. Na metade do ano, ele se viu diante de um dilema: assumir a gestão da escola de idiomas Yázigi, hoje administrada por seu pai, ou se qualificar na área de desenvolvimento de pessoas e assumir esta área da empresa.

Em meio a esse período de tomada de decisão, ele recorreu ao coaching. Cada vez mais procurado no Brasil, o coaching é um processo que utiliza técnicas e recursos de diversas ciências para ajudar as pessoas a atingir seu potencial máximo e alcançar suas me tas. “Isso me ajudou a confirmar minha vocação para atuar no desenvolvimento de pessoas. Hoje atuo nessa área dentro do Yázigi. Estou ajudando os novos gestores que vão assumir o negócio e treinando os funcionários”.

André afirma que, antes de traçar novas metas para sua vida, ele precisou definir onde queria chegar e o que queria fazer. A partir daí, ficou mais fácil estabelecer sub-metas e ele adquiriu ânimo para alterar hábitos antigos. “Descobri que precisava organizar melhor meu tempo. Comecei a me disciplinar mais para cumprir a agenda e os horários. Toda mudança dói e incomoda, mas é preciso persistir e demonstrar comprometimento”, ressalta ele, que participou de um processo individual de coaching na Targo Consultoria.

Requisitos

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Coaching (SBCoaching), Villela da Matta, o pensamento de que o sucesso pode ser obtido de forma instantânea ainda é mantido por muitas pessoas, que acabam não fazendo esforço algum na direção do alvo ou sonho. “O sucesso é feito de ações continuadas para obter determinados resultados. O que importa mesmo não é o fruto que quero colher em 2013, mas que esforço estou disposto a fazer para atingir um resultado no próximo ano ou daqui a três anos”, pondera.

Villela elenca ainda que o sucesso nas metas deve ser precedido por três requisitos básicos: conhecimentos necessários, muita prática e disciplina.