Publicidade
Cotidiano
Notícias

Aeroporto de Manaus recebe a maior aeronave para transporte de passageiros das Américas

A A350 XWB, operada pela TAM Linhas Aéreas, fez voo inaugural do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes com destino a Guarulhos/São Paulo 25/01/2016 às 15:35
Show 1
O A350 XWB da TAM tem capacidade para 348 passageiros, sendo a maior aeronave para transporte de passageiros em operação no Aeroporto de Manaus
acritica.com Manaus (AM)

VEJA IMAGENS

O Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes está preparado para receber mais uma aeronave de grande porte: o primeiro A350 XWB das Américas. O voo inaugural da aeronave, que pertence à TAM Linhas Aéreas, acontece nesta segunda-feira (25), na rota São Paulo/Guarulhos-Manaus-São Paulo/Guarulhos. A decolagem do voo de retorno ao Sudeste acontece às 15h (horário de Manaus).

Para garantir a fluidez das operações com a nova aeronave, a Infraero, por meio das áreas de Gestão Operacional, Segurança, Manutenção e Segurança Operacional, acompanhou, nos dias 13 e 14 de janeiro, os voos de avaliação operacional do A350 XWB.

Essas operações fizeram parte do extenso processo de homologação desse avião junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), já que se trata de um modelo de aeronave inédito no Brasil.

"Nas próximas semanas, nossos clientes terão a oportunidade única de viajar, em uma rota dentro do Brasil, com o A350 XWB. Já os nossos funcionários, principalmente os que trabalham nas áreas operacionais, poderão se familiarizar com o novo modelo de equipamento durante essas operações domésticas", afirmou Ruy Amparo, vice-presidente de Operações e Manutenção da TAM.

O A350 XWB da TAM tem capacidade para 348 passageiros, sendo a maior aeronave para transporte de passageiros em operação no Aeroporto de Manaus, que atualmente recebe o Boeing 747-8F, a segunda maior aeronave cargueira do mundo.

"Essa aeronave reúne o que há de mais atual em aerodinâmica, design e tecnologias avançadas. Em março, os passageiros dos EUA conhecerão de perto o A350 XWB e, no mês seguinte, será a vez dos espanhóis”, disse Ruy.

Este avião é o primeiro da nova frota que a TAM Linhas Aéreas está criando - e que vai substituir, até o ano de 2018, todas as aeronaves de modelos A330 e 777 por este A350.
 
Desde 16 de janeiro de 2015, o Aeroporto Internacional de Manaus conta com a certificação operacional expedida pela Anac que autoriza o terminal a receber regularmente pousos e decolagens de aeronaves compatíveis com o código de referência 4E (MD-11, Boeing 777, 747-4) ou inferior, permitidas ainda as operações do Boeing 747-8F.