Publicidade
Cotidiano
Notícias

Aleam e Senado fecham acordo para TV e rádio com sinal aberto digital

Com o convênio, a TV ALE terá sinal aberto pelo canal 55 com transmissão digital (SDTV) durante 24 horas 09/07/2012 às 16:06
Show 1
Atualmente, a emissora de televisão da Aleam compartilha o canal 99, em rede fechada, com a Câmara Municipal de Manaus
acritica.com ---

Parceria consolidada entre a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e o Senado Federal garantirá, ainda este ano, o início das transmissões das emissoras de televisão e rádio de ambas as casas legislativas nos sistemas aberto e digital em Manaus. Atualmente, a TV e Rádio ALE funcionam, respectivamente, em canal fechado e via Internet.

A inovação veio na última sexta-feira, 6, em Brasília (DF), após assinatura de protocolo de intenções entre o presidente da Aleam, deputado Ricardo Nicolau (PSD), e o diretor-geral adjunto do Senado, Walter Ribeiro Valente Junior. “Teremos mais transparência e uma nova maneira de prestarmos contas à população”, comemorou Nicolau.

Com o convênio, a TV ALE terá sinal aberto pelo canal 55 com transmissão digital (SDTV) durante 24 horas. O lançamento da nova fase está prevista para o fim deste ano. O funcionamento será por meio de subcanalização, recurso exclusivo do sistema digital de televisão que permite a divisão de um canal para compartilhamento de programação.

O Senado Federal está em fase final de aquisição da infraestrutura e equipamentos necessários para o início das transmissões. O acordo também prevê que as sessões plenárias e os noticiários da TV Senado passarão a ser transmitidos em sistema aberto e digital para o público amazonense.

Atualmente, a emissora de televisão da Aleam compartilha o canal 99, em rede fechada, com a Câmara Municipal de Manaus (CMM). Fundada em 2000, a TV ALE exibe as sessões plenárias da Casa e produções jornalísticas. Este ano, estreou novos cenários, estúdio, programas e identidade visual.

Parceria entre rádios é pioneira

A Rádio ALE, no ar em www.aleam.gov.br/radio desde o fim do ano passado, ocupará duas horas diárias na grade da Rádio Senado FM, cuja inauguração poderá ocorrer nos próximos 60 dias, na frequência 106,9MHz. Esta parceria entre as rádios é pioneira entre as Casas Legislativas de todo o país, destacou o chefe do Parlamento Amazonense.

“Essa iniciativa partiu de nosso interesse. Fomos ao Senado com a proposta de colocar a rádio deles no ar em troca do compartilhamento de programação”, observou Nicolau. O parque de transmissão está sendo montado, com recursos da Aleam, nas dependências da Fundação Televisão e Rádio Cultura do Amazonas (Funtec).

 

Com informações da Diretoria de Comunicação da Aleam