Publicidade
Cotidiano
Notícias

Aleitamento: Amazonas ganhará mais de 20 postos de coleta

Além da inauguração dos novos pontos de coleta, a programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno fará uma homenagem especial a todas as mães doadoras cadastradas nas unidades de saúde 20/07/2015 às 19:16
Show 1
A meta da coordenação estadual de saúde da criança é implantar unidades coletora de leite materno até o início de agosto.
Isabelle Valois Manaus (AM)

Mais de 20 postos de coleta de aleitamento materno devem ser implantados em Manaus e demais municípios do Amazonas até a primeira semana de agosto. Conforme a coordenadora estadual de saúde da criança, Katherine Benevides, os novos postos vão facilitar no aumento do estoque do leite materno que são distribuídos em várias maternidades do estado.

Katherine explicou que a ação do aleitamento é a que salva mais vidas dos recém-nascidos no Estado.

“Com mais 20 novos postos de coletas vamos facilitar para que surjam novas mãe doadoras, logo teremos um número maior de doação do leite materno”, reforçou a coordenadora do programa.

Os novos postos serão entregues na Semana Mundial do Aleitamento Materno, que ocorre de 3 a 7 de agosto, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam).

“A semana tem a função de incentivar na doação do leite materno, que a base do sustento de muito recém-nascido. Muitas vidas de crianças foram salvas por causa dos nosso bancos de estoque do leite”, explicou.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na sobrevivência, proteção de desenvolvimento da criança, sendo considerada como veículo de divulgação e incentivo para promoção da amamentação.

Khaterine contou que nesta semana as unidades de saúde envolvem todos os seus colaboradores neste evento para sensibilizar as nutrizes, gestantes, sociedade e políticos, com os objetivos de diminuir a taxa de mortalidade infantil e aumentar o índice de amamentação exclusiva até os seis meses de idade.

“Todos os anos, todas as unidades se sensibilizam com a causa e trabalham com a coordenação com as campanhas de doações do aleitamento.

Todos os anos as mães doadoras são homenageadas pela secretaria nos primeiros dias da semana mundial. A coordenadora contou que deste ano não será diferentes.

A abertura está agendada para ocorrer no Instituto da Mulher, localizado na avenida Mário Ypiranga, ao lado do Hospital-Pronto Socorro 28 de Agosto.

“Vale lembrar que nossas ações não ocorrem em nível de estado, mas temos uma parceria com as UBS (Unidades Básicas de Saúde) da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) que nos ajudam muito neste período da divulgação da semana, com campanhas e outras atividades”, reforçou Khaterine.

Nas maternidades, as mulheres recebem incentivos para realizarem a doação do leite materno.

A Semsa registra em média 300 partos por mês em suas unidades e cada mulher participa de ações de Educação em Saúde que buscam estimular o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida da criança.

A cada litro de leite doado, é possível alimentar duas crianças em um período de 24 horas.

Atividades

Para fechar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, A Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) vai inaugurar um novo posto de coleta do leite humano na maternidade Chapot Prevost. Ainda em comemoração pela semana, no dia 4 de agosto, todas as unidades de saúde do Estado devem realizar uma panfletagem para incentivar as doações.

Essas doações são importante porque, conforme as estatísticas oficiais, A cada litro de leite doado, é possível alimentar duas crianças em um período de 24 horas.

Em números

3690 crianças de todo o estado receberam o aleitamento materno coletado nos 14 postos que atuam na capital e em Borba. Foram 2095,53 litros de leite pasteurizado coletado de 3336 mãe doadoras. Para este ano 3336 crianças foram beneficiadas com o aleitamento materno.

Posto de Coleta em Manaus

Instituto da Mulher Dona Lindu

Maternidade Balbina Mestrinho

Maternidade Alvorada

Hospital e Maternidade UNIMED

Hospital e Maternidade Samel

Hospital e Maternidade Adventista

Unidade Básica de Saúde São Francisco

Maternidade Ana Braga

Maternidade Chapo Prevost

Maternidade Moura Tapajós

Unidade Básica de Saúde (UBS) Amazonas Palhano

Maternidade Nazira Daou

Maternidade Vô Mundoca Borba/AM

A secretaria realiza estudos e desenvolve projetos para que entre essas novas 20 unidade de coleta, também possam ser instaladas em outros municípios, principalmente os mais próximos da capital

O programa de aleitamento materno é responsável pelo Brasil ter cumprido uma das metas do Milênio e reduzido a mortalidade infantil em todas as regiões.