Publicidade
Cotidiano
Notícias

Alunos fecham parcialmente avenida em forma de manifestação a favor de greves federais

Os alunos pertecem as instituições federais no Estado como Ifam e Ufam e apoiam a decisão de professores e técnicos de paralisar as atividades 03/07/2012 às 19:48
Show 1
Estudantes realizam manifestação a favor da greve
Mariana Lima Manaus

Cerca de cem estudantes de instituições federais do Amazonas (Ifam e Ufam) realizam na tarde desta terça-feira (3) uma manifestação a favor da paralisação dos técnicos e professores federais. Os estudantes fazem uma passeata na avenida Getúlio Vargas, Centro da cidade.

A manifestação faz parte do Dia de Luta Nacional onde os alunos de várias cidades do país apóiam a decisão dos servidores em parar suas atividades e prol de melhorias na área de educação pública, em especial, federal.

Os alunos ressaltam que não participam de nenhum movimento estudantil ou partidário.

UFAM

Os professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) entraram em greve em maio deste ano paralisando totalmente as atividades acadêmicas.

A categoria reivindica carreira única com incorporação das gratificações em 13 níveis remuneratórios, variação de 5% entre níveis a partir do piso para regime de 20 horas correspondente ao salário mínimo do Dieese (atualmente calculado em R$ 2.329,35), e percentuais de acréscimo relativos à titulação e ao regime de trabalho. Hoje, o vencimento básico de um professor federal é de R$ 557,51, para uma jornada de 20 horas semanais. O acordo emergencial firmado entre o Sindicato Nacional e o governo.