Publicidade
Cotidiano
Cotidiano, Segurança das Fronteiras, Senasp, Sejus, Ministério da Justiça

Amazonas e outros Estados assinam convênios para segurança nas fronteiras

Convênios da ordem de R$ 150 milhões serão assinados entre o Ministério da Justiça e 11 Estados, para apoio ao reaparelhamento da segurança nas áreas de fronteira 27/08/2012 às 11:42
Show 1
Munípio de Tabatinga (AM) é uma das cidades que integram a tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Peru
acritica.com Manaus

As estratégias de enfrentamento contra a violência e criminalidade na área de fronteira do Amazonas e de outros 10 estados brasileiros serão debatidas nesta segunda-feira (27), em Ponta Porã (MS), durante o V Encontro Técnico da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras  (Enafron), promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Na ocasião, também será realizada a assinatura de convênios entre o Ministério da Justiça e os governos de estados fronteiriços para investimento de R$ 150 milhões para apoio ao reaparelhamento dos órgãos estaduais de segurança pública em toda a faixa de fronteira.

Durante o evento, que promoverá o debate de ações policiais e gestão integrada de políticas públicas nas áreas de fronteira, os secretários de segurança pública dos estados que fazem fronteira com outros países – Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina –, pactuarão metas e indicadores com o governo federal.

Os representantes da Senasp apresentarão um balanço das atividades da Enafron, enquanto os gestores dos 11 estados mostrarão os Planos Estaduais de Segurança Pública nas Fronteiras e discutirão o envolvimento dos Gabinetes de Gestão Integrada, Polícias Civil e Militar e Perícias na política de segurança na fronteira de cada estado.

Simpósio
Em paralelo ao Enafron, a Senasp realizará o I Simpósio de Segurança Pública nas Fronteiras do Mato Grosso do Sul, para debater o trabalho executado pelo Departamento de Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Perícia, Ministério Público Federal, Receita Federal, Departamento de Operações de Fronteiras e Delegacia de Combate aos Crimes de Fronteiras no combate aos delitos transfronteiriços no Mato Grosso do Sul. 

Além disso, serão divulgados dados de investigações, elucidações e estatísticas criminais e os resultados da integração e colaboração entre as Forças Armadas e os órgãos de segurança pública na fronteira do Mato Grosso do Sul. A equipe de interlocutores da Enafron fará ainda visita técnica às instalações policiais nos municípios sul-matogrossenses de Ponta Porã e Coronel Sapucaia.