Publicidade
Cotidiano
Notícias

Amazonas registra 155.357 inscritos no Enem

De acordo com instruções do MEC, tendo encerrado o período de inscrição, o cartão de confirmação individual de cada candidato será enviado para o endereço eletrônico (email) informado por ele no ato da inscrição até o dia 26 de outubro 20/06/2012 às 10:44
Show 1
Enem é hoje a principal alternativa de acesso ao ensino superior no país e em 2012 suas avaliações serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro para mais de 6,4 milhões de pessoas.
acritica.com Manaus

Tendo encerrado o período de inscrições para a edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o número registrado de candidatos inscritos no Amazonas superou a previsão da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), chegando a 155.357. No ano de 2011, foram contabilizadas aproximadamente 131 mil inscrições no estado.  

Coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem é hoje a principal alternativa de acesso ao ensino superior no país e em 2012 suas avaliações serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro para mais de 6,4 milhões de pessoas.

Semelhante à avaliação aplicada em 2011, neste ano as provas do Enem contarão com 180 questões e uma redação. No dia 3 de novembro, com início às 13h (horário de Brasília), os candidatos responderão a 45 questões objetivas das áreas de ‘Ciências Humanas e suas Tecnologias’ e ‘Ciências da Natureza e suas Tecnologias’.

Para este dia, conforme edital, serão destinadas 4h30 para a realização da prova. Já no dia 4 de novembro o candidato responderá, também a partir das 13h (horário de Brasília), a 45 questões das áreas ‘Linguagens, Códigos e suas Tecnologias’, ‘Matemática e suas Tecnologias’ e ‘Redação’. Para este segundo e último dia de provas, serão destinadas 5h30 para que o candidato realize sua avaliação.

De acordo com instruções do MEC, tendo encerrado o período de inscrição, o cartão de confirmação individual de cada candidato será enviado para o endereço eletrônico (email) informado por ele no ato da inscrição até o dia 26 de outubro. Neste cartão constarão as informações necessárias para a realização da prova, tais como: identificação do candidato, data, horário e local de sua avaliação.  No portal www.inep.gov.br será possível ao candidato acompanhar o trâmite de sua inscrição e, se assim preferir, posteriormente imprimir seu cartão de confirmação.

Amazonas
A gerente de Ensino Médio da Seduc, Vera Lúcia Lima, afirmou que ao registrar 155.357 inscritos neste ano, o Amazonas bate o recorde de inscrições no Enem. “Até então, o maior contingente de inscritos havia sido registrado no passado, quando contabilizamos aproximadamente 131 mil participantes. O número atingido neste ano revela o interesse, sobretudo dos jovens, em assegurar um futuro melhor e uma maior perspectiva de vida a partir dos estudos”, disse Vera Lúcia.

Segundo a educadora, o leque de possibilidades proporcionadas pelo Enem e o incentivo das escolas têm motivado os alunos à sua adesão. “A necessidade de possuir o nível superior é grande, prova disso é o numero de candidatos que procuram no Enem a chance de ingressar em uma universidade pública ou privada (por meio do Prouni). A cada ano o número de inscritos cresce, pois o mercado de trabalho prioriza profissionais com graduação em nível superior. No Amazonas, a cada ano, mais pessoas, estão atentando a esse fato e ‘apostando’ no Enem”, completou Vera Lúcia Lima, lembrando que as escolas públicas estaduais intensificarão a preparação de seus estudantes, com a aplicação de simulados e projetos específicos.  

Para a acadêmica de Jornalismo, Luzilaine Gomes, que ingressou no ensino superior por meio do Enem, o exame nacional ‘abriu muitas portas’. “Foram várias tentativas e no ano de 2010 consegui o que tanto pretendia: cursar uma faculdade. Moro no município de Manacapuru e com muito entusiasmo curso Jornalismo em Manaus. Possibilitado pelo Enem, muitas pessoas estão tendo o mesmo privilégio que eu”, disse.