Publicidade
Cotidiano
Notícias

Aplicação de Musicografia braile do Amazonas vai para o Oriente Médio

Equipe do Amazonas obtém o 2º lugar com o projeto System ATMB em feira científica no Sul do país e conquista o credenciamento para a Milset ESI 2013, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. 30/10/2012 às 15:52
Show 1
Eva Magalhães e Diego Vieira durante a feira
acritica.com Manaus (AM)

A equipe de jovens cientistas formada por Eva Magalhães e Diego Vieira, sob a tutela do professor Glauco Maia, de uma instituição de ensino de Manaus desbancou no último final de semana (27 e 28) cerca de 150 países na Mostratec 2012, disputa científica realizada no Rio Grande do Sul.

O projeto Sistema de Acessibilidade à Teoria Musical por meio da Musicografia Braile (System ATMB), que proporciona o ensino da música em braile para crianças com deficiência visual, obteve o 2º lugar na categoria Ciências da Computação, e como prêmio, recebeu o credenciamento para a exposição internacional de ciência e tecnologia Milset ESI 2013, que será realizada no próximo ano em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Desenvolvido por egressos da Fundação Nokia de Ensino, o System ATMB propõe a inclusão social de deficientes visuais, especialmente as crianças, e a capacitação de professores de música para o adequado ensino de Musicografia braile. O protótipo é composto por um software que possui uma metodologia de estudo dirigida e de interface inteiramente falada.

O software vem acompanhado por um hardware, e ao serem instalados em um computador adaptado, possibilita ao aluno ler em braile as informações contidas na tela do computador. O projeto está em fase de negociação para ser instalado na Biblioteca Braille de Manaus e posteriormente será utilizado para facilitar o ensino e aprendizado de música em braile.