Publicidade
Cotidiano
Notícias

Arthur Neto confirma candidatura e diz que fará campanha limpa

Ex-senador expôs alguns projetos e programas do seu plano de governo. Ele volta a disputar a prefeitura de Manaus, após 23 anos, quando a administrou de 1989 a 1992 20/06/2012 às 10:08
Show 1
O ex-diplomata Arthur Virgílio Neto (PSDB) confirmou nesta terça-feira (19/06), durante entrevista coletiva, sua candidatura à Prefeitura de Manaus
acritica.com manaus

O diplomata Arthur Virgílio Neto (PSDB) confirmou nesta terça-feira (19/06), durante entrevista coletiva, sua candidatura à Prefeitura de Manaus. Ele disse que pretende fazer uma campanha limpa e sem ofensas. “Seja quem for o candidato. Faço apelo que não pixem o muro, que não deixem a cidade suja. Quem suja o muro deixará a cidade suja. Vamos fazer uma campanha limpa”, declarou.

Segundo Arthur Neto, o candidato a vice-prefeito só será definido no prazo final das convenções partidárias (30 de junho). Ele disse que o vice terá um perfil técnico e que irá agregar conhecimento no governo.  

Na coletiva, Arthur não descartou aliança com o PR, do senador Alfredo Nascimento, mas também disse que a sigla não está na linha dos partidos com quem os tucanos pretendem formar aliança. O diplomata também afirmou que não há possibilidades do partido formar aliança com o PDT, do prefeito de Manaus Amazonino Mendes.

Arthur Neto disse que pretende compor sua administração com, no máximo, 16 secretarias e que 40 % dos cargos comissionados serão formados por pessoas qualificadas, independente de ligações partidárias. Entre as novidades, disse que metade de suas secretarias serão formadas por pessoas com até 40 anos de idade.

Na entrevista, Arthur expôs vários projetos e programas que pretende colocar no seu plano de governo. Entre eles, programa pró-calçadas, revitalização do Centro; implantar recuos nas paradas de ônibus; iluminar as ruas da cidade, criar parques de lazer, aquário, jardim botânico, sistematizar reciclagens nas casas; implantar o BRT, treinar a guarda municipal; concluir obra do Paço Municipal, Mercado Adolpho Lisboa e outros. O diplomata disse ainda que pretende transformar a capital em uma cidade verde. “A capital do verde tem que ser Manaus”.

Arthur foi o primeiro candidato a falar sobre suas propostas de governo. Durante discurso, Arthur falou que já tem um nome para convidar para assumir a Procuradoria Geral do Município (PGE), no caso, a promotora de justiça Silva Nobre Cabral de Lima, que atuou como coordenadora regional do projeto “O que você tem a ver coma corrupção”.

Na reunião, também estiveram presentes o presidente do diretório nacional do PSDB, Sérgio Guerra; o presidente regional, deputado estadual Arthur Bisneto (PSDB); os vereadores Paulo D´Carli e Mário Frota; o prefeito de Parintins, Bi Garcia e outros.

Em sua atuação no Congresso Nacional, Arthur Neto, foi líder da oposição no governo Lula. 

Mandatos eletivos

Exerceu os seguintes mandatos eletivos: 1º Suplente de Deputado Federal-PMDB, de 1979 a 1982; Deputado Federal-PMDB, de 1983 a 1987; Em 1996, foi candidato ao Governo do Amazonas, tendo obtido a segunda maior votação do pleito; Prefeito de Manaus-PSB/PSDB, de 1989 a 1992; Deputado Federal-PSDB, de 1995 a 1999 e de 1999 a 2003; Senador da República-PSDB, período de 2003 a 2011.(Fonte: Senado.gov.br)

Veja a reportagem completa na edição desta quarta-feira no jornal A Crítica.