Publicidade
Cotidiano
Notícias

Artur, 29% Vanessa, 22%

Os candidatos Henrique Oliveira (PR) e Serafim Corrêa (PSB) estão, nesse estudo, tecnicamente empatados, com 12% e 11%, respectivamente. A primeira da série de três pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura de Manaus reúne as manifestações de 1.068 eleitores  distribuídos nas Zonas Norte, Sul, Leste e Oeste e indica os porcentuais de rejeição e de fidelidade dos nove candidatos.  02/09/2012 às 11:15
Show 1
Vanessa Grazziotin e Arthur Neto
Lúcio Pinheiro Manaus (AM)

Na primeira pesquisa A CRÍTICA/Action de intenção de voto para a Prefeitura de Manaus, o candidato do PSDB, Artur Virgílio Neto, aparece com 29%, sete pontos de vantagem sobre Vanessa Grazziotin (PCdoB), que alcançou 22%.

O terceiro colocado é Serafim Corrêa (PSB), com 12%, seguido de perto por Henrique Oliveira, do PR, 11%. Sabino Castelo Branco (PTB) ficou com 6%; Pauderney Avelino (DEM) com 4%; e Luiz Navarro (PCB) com 1%. Herbert Amazonas (PSTU) e Jerônimo Maranhão (PMN) não pontuaram.

A diferença de sete pontos porcentuais entre Artur e Vanessa se deu num cenário de consulta estimulada, quando se apresenta ao eleitor os nomes de todos os candidatos. No cenário espontâneo, quando a pessoa manifesta a intenção de voto sem visualizar os candidatos, a diferença entre o candidato do PSDB e a candidata do PCdoB cai para seis pontos porcentuais.

O tucano aparece com 21% contra 15% da comunista. Serafim teve 9%, seguido por Henrique com 8%; Sabino com 5%; e Pauderney com 3%. Navarro é o único que manteve o mesmo resultado nas duas situações: 1%. Herbert e Jerônimo não pontuaram.

No cenário estimulado, 5% dos eleitores consultados informaram que votariam em branco ou anulariam o voto. E 10% disseram não saber em quem votariam. Na consulta espontânea, o número de pessoas que não souberam responder em quem votar para administrar Prefeitura de Manaus na Copa de 2014 salta para 34%.

Branco e nulo caem para 4%. A pesquisa A CRÍTICA/Action ouviu 1.068 eleitores entre os dias 27 e 30 de agosto. A margem  de erro máxima do levantamento é de três pontos porcentuais para mais ou menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional do Amazonas (TRE-AM) sob o número 00018-2012. A consulta foi realizada em todas as seis zonas geográficas de Manaus.

Artur aparece à frente de Vanessa na intenção de votos em quatro das seis zonas de Manaus (Norte, Sul, Centro-Sul e Oeste). Vanessa leva a melhor nas Zonas Centro-Oeste (onde estão os bairros Dom Pedro e Chapada) e Leste (de bairros como Coroado e São José).

A maior distância entre o candidato do PSDB e a candidata do PCdoB foi registrada na Zona Sul (onde estão localizados o Centro, e bairros como Cachoeirinha e Raiz): 37% a 17% para o tucano. Na Zona Norte (onde fica o bairro Cidade Nova), a diferença entre os dois é de 11% (31% a 20%). Na área Centro-Sul, de bairros como Adrianópolis, N. Senhora. das Graças e Aleixo, o placar é de 32% a 23% para Artur.