Publicidade
Cotidiano
ECLIPSE

Assista ao vivo a transmissão do eclipse solar feito pela Agência Espacial Nasa

Em Manaus, o eclipse poderá ser visto parcialmente, com 21.1% de visibilidade, com máximo de obscuridade às 16h07 21/08/2017 às 15:45 - Atualizado em 21/08/2017 às 15:47
Show eclipse solar anular
Foto: Agência Brasil
Agência Brasil Brasília (DF)

A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) começou a transmitir ao vivo o eclipse solar total que começou desde o início da tarde de hoje (21) quando as órbitas do Sol e da Lua passaram a se cruzar. Durante o fenômeno, a Lua bloqueia os raios solares e faz uma sombra sobre a Terra.

Desta vez, a faixa de totalidade do fenômeno, ou seja, a faixa de terra que ficará na penumbra, cruza os Estados Unidos. Serão 2 minutos e 40 segundo de completa escuridão para quem estiver entre Salem, no Oregon, e a cidade de Charleston, na Carolina do Sul.

Assista ao vivo aqui:

Observadores que estiverem fora dessa região, a 3 mil quilômetros acima ou abaixo dessa faixa, poderão observar um eclipse solar parcial, em que a lua cobre parte do disco do Sol. No Brasil, os moradores das regiões Norte e Nordeste poderão avistar o fenômeno. No extremo norte do país, a previsão é que a escuridão chegue a 50%.

Em Manaus, o eclipse começou às 15h12, em horário local, com máximo de obscuridade às 16h07 e encerramento às 16h56 – quase duas horas de duração. Na capital amazonense o fenômeno poderá ser visto parcialmente, com 21.1% de visibilidade.