Publicidade
Cotidiano
Notícias

Associação Amazonense dos Municípios empossa nova mesa diretora nesta quinta-feira (23)

Gerenciar os gastos da ZFM e lutar por melhores condições para as administrações municipais são as duas principais metas no biênio 2015-2016 23/04/2015 às 16:14
Show 1
A posse foi realizada na manhã desta quinta-feira (23), em conjunto com mais um mecanismo de incentivo de ajuda aos prefeitos do Amazonas
acritica.com Manaus (AM)

Descontingenciar os recursos provenientes da Zona Franca de Manaus e lutar por melhores condições para as administrações municipais. Estas são as duas principais bandeiras que a nova mesa diretora da Associação Amazonense dos Municípios (AM) irá defender no biênio 2015-2016, como declarou o presidente reeleito, prefeito de Boca do Acre, Iran Lima (PSD).

A fala deu o tom da solenidade de posse que foi realizada na manhã desta quinta-feira (23), em conjunto com mais um mecanismo de incentivo de ajuda aos prefeitos do Amazonas, a nona edição do Prêmio Sebrae de Prefeito Empreendedor. 

"Buscaremos uma maior integração entre os prefeitos, para que possamos dar mais agilidade nos projetos de desenvolvimento regional. A Associação  tem grande representatividade nacional na articulação de grandes processos, como aumento do fundo de participação do município", afirmou Iran. Ele completou dizendo que a AAM está sendo preparada com profissionais e consultores em diversas áreas para auxiliar os prefeitos na captação de recursos e na prestação de contas, por exemplo. E que a busca de parcerias, como a do Sebrae e a do Governo do Estado serão fundamentais para o avanço nesse sentido.

Uma parceria, aliás, que só tem dado bons frutos. Com o Sebrae já são nove edições que prefeituras do Amazonas participam do Prêmio Sebrae de Prefeito Empreendedor. E a meta este ano é que ao menos 30 municípios inscrevam projetos. "É em momentos de crise que projetos criativos apresentam as soluções que beneficiam as populações mais necessitadas do interior. E é isso que o prêmio revela, criando uma cadeia de alternativas para o desenvolvimento desses municípios", explicou a superintendente do Sebrae-AM, Andressa de Oliveira Noronha.

Para ela, "o Amazonas é um dos Estados com grande representatividade na premiação nacional e o papel da Associação Amazonense dos Municípios é fundamental nisso, pois seus representantes incentivam os gestores municipais a criarem projetos cada vez mais inovadores. Vários prefeitos amazonenses já foram premiados, recebendo reconhecimento nacional pela a sua atuação".

A cerimônia de posse contou com a presença de um total de 15 prefeitos de municípios do Amazonas, além do vice-governador do Estado, Henrique Oliveira,  do secretário de Estado de Produção Rural e ex-prefeito de Maués, Sidney Leite, do diretor-presidente da ManausCult e representante do prefeito de Manaus, Artur Neto,Bernardo Monteiro de Paula, e do deputado estadual e ex-prefeito de Parintins, Bi Garcia.