Publicidade
Cotidiano
Notícias

Bancada de políticos locais é o 2º lugar em fãs no Facebook

Presença na rede social dos parlamentares do AM no Congresso só é menor do que a da bancada no Rio de Janeiro, segundo dados da pesquisa “Medialogue Político 2.0” 24/03/2014 às 09:14
Show 1
A bancada do Amazonas no Congresso é composta por oito deputados federais e três senadores. A coordenação da bancada do senador Eduardo Braga
Antônio Paulo ---

A segunda edição da pesquisa “Medialogue Político 2.0”, que revela quem são os parlamentares brasileiros mais influentes no mundo digital ou aqueles que possuem mais seguidores no Twitter ou fãs no Facebook, traz dois parlamentares da bancada do Amazonas.

Entre 81 deputados e senadores do Congresso Nacional, escolhidos como a “elite digital”, estão os senadores Eduardo Braga (PMDB-AM) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), ambos com nota 6 em uma escola de 0 a 10. Somente dez congressistas obtiveram nota 7 de acordo com o levantamento (ver lista).

Mas, a bancada amazonense tem boa presença nas redes sociais, pois é a segunda do País em fãs no Facebook, ficando atrás apenas dos parlamentares do Estado do Rio de Janeiro. Fica em décimo lugar, entre 27 Estados, em seguidores do Twitter.

As presenças dos senadores Eduardo Braga e Vanessa Grazziotin na lista dos “mais influentes” no mapa do poder digital têm razão de ser porque os números de seguidores nas redes sociais dos representantes amazonenses são de fato relevantes. De acordo com a assessoria de Braga, no Facebook, o perfil dele já alcançava, na segunda semana de fevereiro de 2014, quase 340 mil seguidores. Cada postagem nessa rede atinge mais de 35 mil pessoas, o que faz dele um dos políticos com o maior número de seguidores do País, com média de compartilhamento que varia de 100 a quase cinco mil por post.

A média de pessoas que aprovam (ou curtem) as postagens do senador na rede social varia de 500 a 1.000. No Twitter, o perfil de Braga tem quase 20 mil seguidores. Esse espaço é utilizado para o repasse de informações e sobre a rotina do senador. No Instagram, o senador divide imagens do seu dia a dia, de compromissos de trabalho e lazer. “Por ter entrado recentemente no Instagram, ele tinha, até a segunda semana de fevereiro, quase dois mil seguidores”, informa a assessoria de mídias sociais. Além das redes sociais, Eduardo Braga utiliza ainda um site institucional e participação em programa semanal da Rádio Cidade FM com canais de comunicação.

Antenada

A senadora Vanessa Grazziotin tem presença em praticamente todas as redes sociais, com destaque no Twitter, Facebook, canal do Youtube e um site institucional. Tem ainda perfil no Instagram e outro no Flickr. Todos os perfis são atualizados com postagem da própria senadora e da sua assessoria de Comunicação.

Vanessa tem hoje 24,4 mil seguidores no Twitter, 35,4 mil fãs no Facebook e 2 mil seguidores no Instagram. No Facebbok, recentemente seu perfil recebeu verificação oficial da rede social, tendo atualmente 56 mil pessoas falando sobre isso. No Twitter está entre os melhores no ranking de perfis influenciadores. Seu score no site Klout é 72 numa escala de zero a 100. O mandato lançou recentemente um aplicativo para celular, que reúne todas estas plataformas e pode ser baixado gratuitamente.

Deputados marcam presença

Embora nenhum dos oito deputados federais do Amazonas constem da lista divulgada pela Medialogue, de São Paulo, isso não significa que os parlamentares da Câmara dos Deputados estejam fora das redes sociais. Pelo contrário, têm forte presença especialmente no Facebook como Silas Câmara (PSD-AM) que tem 51.219 “curtidas” em sua fan page, Carlos Souza (PSD-AM) tem 4,9 mil seguidores no FB, mas conta com quase 50 mil curtidas na fan page do Programa de TV “Canal Livre”.

A deputada Rebecca Garcia (PP-AM) tem 32.988 seguidores reunindo a página do Facebook, Twitter e Instagram; Henrique Oliveira (SDD-AM) está com 20,7 mil e Pauderney Avelino reúne 17.990 seguidores nos canais de redes sociais.

No ranking dos presentes na mídia digital, as menores presenças são do deputado Praciano (PT-AM), com 7.121 seguidores no perfil e fan page do FB, Sabino Castelo Branco (PTB-AM), com 4.926 seguidores, e Átila Lins (PSD-AM), com apenas 1.607 fãs. Entre os 11 membros da bancada amazonense, a pior performance é do senador Alfredo Nascimento que não interage com o eleitor por meio das redes sociais.

Mais parlamentares usam a web

A segunda pesquisa “Político 2.0 - o mapa do poder digital” revela que nos últimos dois anos (2011-2013) mais parlamentares passaram a usar websites e a cadastrar eleitores para montar bases de dados eficientes de eleitores. O número de seguidores no Twitter aumento 138% e o de fãs no Facebook 268%. Também mostra uma queda na atenção dedicada pelos parlamentares aos e-mails enviados a eles.

Embora a base de seguidores tenha aumentado, o uso do Twitter está caindo e a do Facebook aumento duas vezes mais. No entanto, os coordenadores da pesquisa chamam a atenção para um detalhe: o levantamento foi realizado entre setembro e novembro de 2013. “De lá para cá, vários parlamentares reformularam totalmente seus sites e fizeram grandes investimentos para angariar novos fãs e seguidores, provavelmente com o objetivo de melhorar sua plataforma digital para as eleições deste ano”, explica o diretor da Medialogue, Alexandre Secco.

Entre o grupo de 81 parlamentares considerados os “mais influentes” no mundo digital, 54 deles são deputados federais e 27 senadores.