Publicidade
Cotidiano
Notícias

BB pretende criar companhia de seguridade e lançar em 2013 oferta pública de ações

O Banco do Brasil (BB) quer criar empresa na área de seguros, previdência aberta e capitalização. Segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira (26) ao mercado, a sociedade vai chamar BB Seguridade.  26/11/2012 às 11:23
Show 1
Banco do Brasil tem maior lucro semestral em anos
Kelly Oliveira /Agência Brasil ---

O Banco do Brasil (BB) quer criar empresa na área de seguros, previdência aberta e capitalização. Segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira (26) ao mercado, a sociedade vai chamar BB Seguridade. A decisão foi tomada em reunião do Conselho de Administração do banco no último dia 23.

De acordo com o comunicado, o BB pretende consolidar, sob uma única sociedade, todas as atividades do banco nos ramos de seguros, capitalização, previdência complementar aberta e atividades afins.

Para o banco, com uma única companhia será possível obter ganhos de escala nas operações, reduzir custos e despesas no segmento de seguridade e ampliar a atuação da atual BB Corretora de Seguros e Administradora de Bens. O banco passará a comercializar produtos de terceiros, nos ramos onde não possui acordos de exclusividade com empresas parceiras.

O BB informou também que a ideia é que a BB Seguridade seja uma companhia aberta. Sendo assim, o BB pretende, em 2013, promover uma oferta pública primária e secundária de ações de emissão da nova companhia na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa), no chamado Novo Mercado (que exige mais transparência das empresas e compromissos que garantem maior equilíbrio de direitos entre acionistas).

O banco quer ainda expandir operações com corretagem de seguros para os ramos de planos odontológicos e de saúde, utilizando a rede de distribuição do BB e outros canais. A ideia é inclusive atender a não correntistas do Banco. Inicialmente, a BB Seguridade não atuará como uma seguradora de saúde, não assumindo, dessa forma, riscos de operações de seguro saúde.

O BB pretende ainda constituir uma nova sociedade holding, subsidiária integral da BB Seguridade, cuja razão social será BB Cor Participações S.A. (BB Cor). A BB Cor deterá participação acionária no capital social da BB Corretora e, eventualmente, no de outras sociedades que atuem no mercado como corretoras na comercialização de seguros, previdência aberta, capitalização e planos de saúde e odontológicos.