Publicidade
Cotidiano
Notícias

BR-80 pode reduzir substancialmente os problemas de transporte e logística no AM

A aparente solução foi apresentada pelo Doutor em Macroeconomia e Mestre em Desenvolvimento Regional, Ivens Brito de Araújo 17/01/2013 às 10:31
Show 1
Professor Ivens Brito diz que BR-080 favorece logística no Amazonas
Cinthia Guimarães ---

Condenados ao isolamento geográfico, os habitantes do Amazonas vivem há décadas um drama que emperra o desenvolvimento econômico da região que abriga a 6ª maior economia do País (IBGE, 2010) e o maior polo industrial da América do Sul.

Mas uma solução apresentada pelo doutor em Macroeconomia e Mestre em Desenvolvimento Regional, Ivens Brito de Araújo, promete ser a grande saída para os problemas de transporte e logística enfrentados pelos amazonenses, de maneira mais barata, curta, rápida e com menor impacto ambiental: a rodovia federal BR-080.

A ideia é abrir um “atalho” de 360 quilômetros saindo de Autazes (AM) até Itaituba (PA), seguindo através de um entroncamento com a BR-163 (Santarém-Cuiabá). De lá, é possível aproveitar as rodovias já existentes no percurso do grande mercado consumidor brasileiro. Dessa forma será possível reduzir pela metade o tempo de viagem e o trajeto de 3,7 mil quilômetros entre Manaus a São Paulo, por exemplo.

(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).