Publicidade
Cotidiano
Notícias

Campanha de vacinação antirábica chega a mais cinco bairros de Manaus

Desde o começo da Campanha de Vacinação Antirábica, na semana passada, já foram imunizados mais de 20 mil animais, segundo balanço do Centro de Controle de Zoonoses. 27/08/2012 às 16:56
Show 1
Campanha de vacinação do Centro de Controle de Zoonoses
acritica.com Manaus (AM)

As equipes da Campanha de Vacinação Antirrábica, começaram nesta segunda (27) a percorrer áreas de cinco bairros de Manaus, para imunizar cães e gatos. A meta da campanha, iniciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é vacinar aproximadamente 200 mil animais, até o dia 3 de outubro, na área urbana da capital.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) os vacinadores estão atuando no Jorge Teixeira, na Zona Leste; Cidade de Deus (comunidades Monte Sião, Val Paraíso, Alfredo Nascimento, Fazendinha, Vila Nova, Campos Sales, Parque Riachuelo), na Zona Norte; Tarumã (comunidade Parque Solimões), na Zona Oeste; Japiim e Distrito Industrial, ambos na Zona Sul.

Francisco Zardo, diretor do CCZ, explica que os vacinadores trabalham em dupla e que é importante que eles contem com a colaboração dos donos dos animais, no momento da vacinação. “É o próprio dono que deve fazer a contenção do animal, com o uso, inclusive, de coleira e focinheira, se o animal dispuser”, orienta Zardo.

Postos fixos

Além do trabalho de campo que está sendo feito pelas equipes da Semsa, a vacinação antirrábica animal também está disponível em dois postos fixos: na própria sede do CCZ (na Avenida Brasil, Compensa I) – onde o serviço de vacinação funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h e, nos finais de semana, das 8h às 12h –; e na Unidade Descentralizada de Controle de Zoonoses (UDCZ), que fica na rua 26 de Agosto, comunidade Riacho Doce II, Zona Norte, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.