Publicidade
Cotidiano
Notícias

Campeonato de futebol do Amazonas é dominado por times do interior do Estado

Pela primeira vez, Manaus foi superada em número de participantes no torneio que este ano terá seis equipes interioranas na luta pelo título a partir do dia 28, e apenas quatro times da capital 12/01/2012 às 09:47
Show 1
Penarol (Itacoatiara), do “guerreiro” Rondinelli, vai lutar pelo tri
Emanuel Mendes Siqueira Manaus

A região metropolitana já é realidade e o futebol começou a expandir suas fronteiras no Estado. Prova disso é que, pela primeira vez, a capital foi superada em número de participantes no torneio doméstico. Em 2012, segundo mostra a tabela de jogos do Campeonato Amazonense de Profissionais, o domínio é todo interiorano, com seis equipes na luta pelo título a partir do dia 28, e apenas quatro times da capital.

Em relação à ultima temporada, dois clubes da capital “pegaram o beco”.  O primeiro, o Sul América, foi rebaixado para a Segunda Divisão. O segundo, o América, não teve recursos para disputar o Estadual, para revolta e tristeza do lendário técnico Amadeu Teixeira.

“Estou desiludido, pois o apoio do Governo e da iniciativa privada é muito fraco no Estado. Não volto mais ao profissional”, disse Amadeu Teixeira, ainda assombrando pelo fantasma da vaga que lhe foi tirada da Série C 2011.

Por outro lado, o interior faz festa com o retorno do Holanda (Rio Preto da Eva) e do CDC Manicoré. Já o Iranduba, estreante na divisão de elite, será formado pela base da equipe vice-campeã do Peladão Principal 2011.

Pioneiro no torneio
Em 2005, o Grêmio Coariense entrou para a história do Amazonense ao levar a taça pela primeira vez para o interior. Em 2008, o Holanda conquistou o troféu em nome do Rio Preto da Eva.

Nando, hoje no Fast/Ulbra, era um dos atacantes daquela “Laranja Mecânica”, que pegaria o Coritiba na Copa do Brasil de 2009.

Manaus voltou a ganhar o Estadual em 2006 (São Raimundo), 2007 (Nacional) e 2009 (América). Em 2010 e 2011, o Penarol fez a alegria do povo de Itacoatiara conquistando dois títulos consecutivos.

Este ano, o Leão do interior lutará pelo tri. No meio do caminho, cinco “colegas” do interior, além do Nacional, Rio Negro, São Raimundo e Fast/Ulbra estarão na disputa, que promete ser acirrada. Façam suas apostas!

FIQUE LIGADO - PRIMEIRA RODADA

SÁBADO - 28/01/2012

15h - Nacional x CDC Manicoré (estádio do Sesi)

15h30 - Fast/Ulbra x Iranduba (estádio Francisco Garcia, Rio Preto da Eva)

15h30 - São Raimundo x Princesa do Solimões (estádio Álvaro Maranhão, Irandbuba)

DOMINGO - 29/01/2012

15h30 - Operário x Rio Negro (estádio Gilbertão, Manacapuru)

15h30 - Penarol x Holanda (estádio Floro Mendonça, Itacoatiara)

Fonte: FAF