Publicidade
Cotidiano
Notícias

Casamentos ao ar livre estão em alta, confira dicas

Brilhe 'mais do que o sol' numa festa de casamento bem planejada ao ar livre, seguindo dicas da organizadora Flávia Gurgel para uma festa inesquecível 25/01/2012 às 11:26
Show 1
O primeiro mandamento para a decoração em casamentos ao ar livre é optar por uma decoração leve e fresca
A CRÍTICA ---

Não importa se você vai se casar com um amor de verão ou não. É esta época do ano que muitas noivas escolhem para formalizar a união e fazer os votos de felicidade ao lado do futuro marido. Os casamentos ao ar livre estão em alta e ganham espaço na lista dos desejos dos noivos.

Confira as dicas que a organizadora de casamentos, Flávia Gurgel preparou para quem quer se casar no verão. Os cuidados vão muito além de um vestido arejado e uma maquiagem leve.

Local

- Prefira não só um local arejado, mas principalmente um local onde o casal e os convidados possam ficar confortáveis.

- Se o casal for jurar os tradicionais votos, leve em conta o local onde o juramento será feito. Ninguém quer que o sol atrapalhe este momento e que a visão dos convidados seja ofuscada pela claridade, não é?

- Escolha um lugar que ofereça sombra e que exista corrente de ar, mas não muito forte, afinal de contas, ninguém quer que as flores voem ou que o penteado de seus convidados estrague.

- Não esqueça de levar em consideração o horário da cerimônia. É comum que o casamento seja realizado no final da tarde, em torno das 17h. É um horário interessante, pois o sol não está tão quente e o calor predominante é derivado do mormaço. Se o casal desejar se casar próximo a hora do almoço, preocupe-se com uma cobertura que mantenha os convidados em uma temperatura  agradável.

- Ao marcar a data do casamento atente-se às possibilidades de chuva. No verão ocorrem as tradicionais pancadas de chuva e os noivos precisam estar preparados para providenciar cobertura em parte da festa.

- É importante avisar os convidados sobre o traje e principalmente calçados. Ninguém deve ser “pego de surpresa ao chegar ao casamento e descobrir que a cerimônia e a festa serão realizadas no gramado ou na areia da praia, certo?

Decoração


- O primeiro mandamento para a decoração em casamentos de verão é optar por uma decoração leve e fresca.

- Ouse nas cores fortes e que animem o ambiente. Os tradicionais tons creme podem estar presentes se misturados devidamente as cores vivas.

- Não podemos negar que velas dão um efeito bonito na decoração de um casamento, mas acabam esquentando o ambiente causando desconforto.

- Use e abuse de pequenas fontes de água espelhadas na festa.

- Porque não usar frutas na decoração de seu casamento? Elas trazem o frescor e colorido da estação para a sua festa.

- Flores. Elas são ideais para decorar casamentos feitos no verão, mas atente-se para os tipos de flores utilizadas.  O calor e a umidade podem reduzir a qualidade das flores.

- Uma boa ideia é também utilizar plantas menos tradicionais como alecrim, ramos de oliveira e folhas de eucalipto. Elas são mais resistentes as altas temperaturas da estação.

- Se você escolheu fazer um evento ao ar livre, simplifique os arranjos. Esse não é o momento de decoração de mesa com 1 metro de altura, que balançam com cada soprada de vento.

Menu

- É interessante trocar os tradicionais almoços e jantares por um menu leve e volante no estilo degustação. Opte por comidas leves e frescas, dando mais ênfase aos canapés frios, saladas e massas leves. Evite frituras e pães que deixam a sensação de peso em quem come.

- Uma boa ideia é colocar um carrinho de sorvete na pista. Além de refrescante, dá um toque verão e divertido para a festa.

- Quando a questão é o menu de sobremesas, prefira doces de fruta como limão, maracujá, morango, melancia, uva e frutas vermelhas. Os doces que incluem chocolate também podem estar presentes, mas de maneira moderada, pois são pouco resistentes ao calor.

Mimos

- Ofereça um kit com leque, lencinhos, protetor solar (se for feito em local aberto) para os convidados. Vale lembrar que casamentos feitos durante o dia são os preferidos dos mosquitos dependendo do lugar. Neste kit oferecido é uma boa ideia incluir também loção repelente e hidratante.

- Coloque águas normais e aromatizadas logo na entrada da cerimônia e da festa (se forem feitas separadamente) em uma champagnheira com gelo. Além de ser elegante e visualmente atrativo, este “mimo” garante que os convidados refresquem-se ao longo do evento.

-  Rasteirinhas na pista garantem conforto as convidadas.