Publicidade
Cotidiano
Notícias

Cerca de 5 milhões de sacos de juta estão estocados no Amazonas

Os fabricantes das unidades dos sacos, reclamam da ajuda do governo já que a sacaria não está sendo absorvida pelo mercado 13/12/2012 às 09:53
Show 1
A juta é produzida em regiões de várzea como o município de Manacapuru
Luana Gomes ---

Pelo menos 5 milhões de unidades de sacos de juta, utilizados pela indústria de grãos, estão estocadas no Amazonas, conforme levantamento dos empresários aos órgãos dos governos Estadual e Federal. A importação e falta de comprador são os motivos para que a produção de sacarias, até outubro de 2012, represente apenas 35% do que foi fabricado nos doze meses do ano anterior.

De acordo com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a contar apenas das empresas produtoras no Polo Industrial de Manaus (PIM) – Brasjuta e Jutal –, em 2011 foram produzidas 4,68 milhões de unidades de saco de fibra de juta. Até outubro de 2012, foram somente 1,67 milhão. Vale lembrar que existe outra fábrica do mesmo porte implantada em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus).

O diretor comercial da Brasjuta, Sebastião Guerreiro, destacou o pleito do setor sobre a retomada por parte da companhia nas compras de sacaria de juta, que atualmente é em cima de polipropileno (saco de plástico para indústria).

(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).