Publicidade
Cotidiano
Notícias

Chavez chega a Cuba para ser operado e fazer tratamento contra câncer

Chávez fará tratamento contra câncer e cirurgia para a retirada de um tumor na região pélvica. Anteontem ele anunciou a cirurgia no mesmo local do corpo e indicou que pode ser obrigado a abandonar  a presidência da República 10/12/2012 às 20:47
Show 1
Não há detalhes sobre a cirurgia nem sobre o período em que Chávez ficará em Cuba.
Renata Giraldi*Agência Brasil Brasília

O presidente de Cuba, Raúl Castro, recebeu nesta segunda-feira (10) o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que chegou a Havana para se submeter a uma cirurgia. Diagnosticado com câncer, Chávez fará uma cirurgia para a retirada de um tumor na região pélvica. Imagens do encontro foram divulgadas e, nelas, venezuelano aparece cumprimentando o cubano e vestindo um agasalho esportivo azul e branco.

Não há detalhes sobre a cirurgia nem sobre o período em que Chávez ficará em Cuba. Mas, antes de deixar a Venezuela, o presidente pediu que a população se prepare para sua ausência. No entanto, disse estar confiante de que superará a doença.

Anteontem (8) Chávez anunciou, em cadeia nacional de televisão,. No discurso, ele indicou que pode se ver obrigado a abandonar a Presidência da República da Venezuela. Mas apelou para que apoiem o atual vice-presidente, Nicolás Maduro, que considera a pessoa ideal para o cargo.

Reeleito, Chávez tem a posse marcada para o próximo dia 10. Se ele tiver que abandonar o cargo, mesmo após assumi-lo, novas eleições presidenciais terão que ser convocadas. Maduro só pode ser presidente se vencer nas urnas.

Ex-motorista de ônibus e líder sindical, Maduro desempenha dupla função no governo – a de vice-presidente, indicado por Chávez, e a de ministro das Relações Exteriores da Venezuela. Ele acompanha o presidente há seis anos.

 
*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina