Chile vive segundo dia de protestos e presidente condena excessos da polícia
O presidente do Chile, Sebastián Piñera, disse em entrevista exclusiva à emissora estatal de televisão, que o governo não vai tolerar “excessos nem abusos” 29/08/2012 às 10:58
Pelo segundo dia consecutivo, o Chile amanheceu nesta quarta-feira (29), com protestos e passeatas. Manifestantes encapuzados ocuparam as principais avenidas de Santiago, a capital do país - as avenidas Villa Francia, La Pincoya e Florida. Em alguns locais, o trânsito foi bloqueado e policiais usaram bombas de gás lacrimogênio para dispersar os manifestantes. Durante o protesto, havia crianças e idosos nas ruas. Houve queixas de excessos dos policiais, segundo os manifestantes.
O presidente do Chile, Sebastián Piñera, disse nesta quarta (29), em entrevista exclusiva à emissora estatal de televisão, que o governo não vai tolerar “excessos nem abusos” por parte dos policiais. “[As queixas de abusos] me preocupam. Não vamos tolerar nenhum excesso policial”, disse ele. “Não vamos tolerar excessos nem abusos por parte dos policiais.”
No entanto, o presidente também defendeu a ação policial. “Os policiais cumprem ordens difíceis. Os policiais têm de manter a ordem pública, garantir a segurança e proteger a integridade das pessoas”, disse Piñera.
Os manifestantes chilenos cobram do governo mudanças no sistema educacional do país. No Chile, o ensino superior é privado, não existem universidades públicas. Também há cobranças para que o governo amplie o sistema público de creches. Piñera disse que as cobranças são legítimas e que o governo pretende atendê-las, assim que aprovar a reforma tributária, que está no Parlamento.
Porém, Piñera avisou que o ensino superior será mantido na iniciativa privada. Segundo ele, o objetivo é garantir que o chileno gaste, no máximo, 10% do orçamento pagando as mensalidades da universidade. O presidente acrescentou também que a pré-escola cobre a maioria dos chilenos com “qualidade e gratuidade.”
*Com informações da emissora estatal de televisão do Chile, TVN
+ Cotidiano
-
Em balanço de seis meses, Amazonino destaca equilíbr...
-
União Europeia doa R$ 10,6 milhões para refugiados v...
-
Presos da unidade prisional de Humaitá são transferi...
-
A quatro dias do fim do prazo, 8 milhões ainda não e...
-
Arsam e Cigás realizam inspeção conjunta em parques ...
-
Ação contra Lula tem “outras provas” e fica em Curit...
-
Amazonino revoga decreto que modifica a estrutura e ...
-
Defesa de Lula aposta em 'decisão do STF' para anula...
-
Taxa de juros do cheque especial sobe para 324,7% ao...
Veja também
- Homem é preso com 25 kg de drogas em embarcação no porto de Manaus
- Estudante de Direito que aplicava golpes em vendas de casas é presa
- Idoso é preso suspeito de estuprar adolescentes na capital
- Homem assalta passageiros e é preso após vítima rastrear celular
- Homem é preso após roubar carro de comerciante com mercadoria
- Confira cinco destinos internacionais para conhecer ainda este ano
- Trio é preso após espancar e torturar mulher em Coari
- Homem morre em hospital após ser baleado nas costas