Publicidade
Cotidiano
Notícias

Cirurgia em paciente portador de Mal de Parkinson é realizada com sucesso em Manaus

Procedimento de implante de eletrodo para estimulação cerebral pode reduzir em até 95% os sintomas da doença 09/01/2013 às 09:02
Show 1
O procedimento realizado pela segunda vez no Amazonas, consiste em implantar uma espécie de marca-passo no paciente, que sofre de mal de Parkinson
Náferson Cruz ---

Pela segunda vez, o Hospital Santa Júlia, localizado na avenida Ayrão, no Centro, realizou  a implantação de um eletrodo (uma espécie de marca--passo que funciona por meio de sensor) para estimulação cerebral em paciente portador do Mal de Parkinson. O procedimento realizado na manhã desta terça-feira (08), é considerado pioneiro na Região Norte.

A diretora técnica da unidade hospitalar, Denise Corrêa de Paula, especialista em pediatria, disse que a cirurgia sob o comando do neurocirurgião Ângelo Rafael, teve início às 8h e seu término às 12h. Em média, a cirurgia pode durar de 2h a 6h. De acordo com a diretor, os procedimentos ocorreram dentro das expectativas, sem qualquer tipo de dano ao paciente que está em observação.

Denise informou que diversas pesquisas indicam que, com a cirurgia, diminuem de 90% a 95% os sintomas da doença. Ela ressaltou que o hospital é o único que realiza esse tipo de cirurgia, na região. “O procedimento ocorreu de forma tranquila, mais uma vez tivemos êxito devido o profissionalismo de nossa equipe médica“, comentou.

(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).