Publicidade
Cotidiano
Notícias

Coleta de lixo terá horários diferentes no Natal e Ano Novo

Os carros da coleta de lixo vão passa um pouco mais cedo nos dias 24 e 25. Semulsp alerta para nos novos horários das rotas nestes dias festas de fim de ano     18/12/2012 às 19:20
Show 1
População deve ficar de olho nos novos horários do serviço
acritica* ---

A coleta de lixo domiciliar vai obedecer a horários diferenciados nos dias das vésperas de Natal e Ano Novo e nos feriados também (25 de dezembro e 1º de janeiro). A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) pede que cada morador observe o horário da rota da coleta em seu bairro, porque os carros coletores vão passar um pouco mais cedo durante dois dias – 24 e 31 de dezembro. Além disso, não haverá coleta durante os dois feriados dos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.

A Semulsp está pedindo a colaboração da população para que colabore com a limpeza pública e acondicione os resíduos em sacolas mais resistentes, longe dos animais e aguarde o carro coletor passar.

O lixo não deve ser jogado nas ruas, nos igarapés, no quintal do vizinho ou terrenos baldios. A cidade inteira é prejudicada quando isso é feito e só vai atrasar a coleta nos dias seguintes às festas.

A coleta de lixo domiciliar em Manaus é dividida em três turnos: das 6h às 14h (primeiro turno); das 14h às 22h (segundo turno) e das 22h às 6h do dia seguinte (terceiro turno), sendo que cada turno tem oito horas de duração.

No dia 24, porém, os turnos terão cerca de cinco horas de duração, sendo que o primeiro começa às 6h e vai até as 11h30; o segundo das 11h30 às 16h30 e o terceiro das 16h30 às 22h. No dia 31 de dezembro o horário será exatamente o mesmo (tabela abaixo).

Então, nesses dois dias, os últimos carros coletores voltam para as garagens às 22h, para que os trabalhadores da limpeza pública também possam passar as festas com seus familiares e amigos.

A partir desse horário, portanto, o melhor a fazer é acondicionar os resíduos em sacolas mais resistentes e aguardar o carro coletor, sem jogar nada nas ruas e só deixar nas lixeiras caso sejam protegidas de animais.

Nos dias de Natal (25/12) e Ano Novo (1/1) não haverá coleta durante o dia, somente a partir das 18h. Então, vale lembrar que se a rota de um bairro é durante o dia, o carro coletor não vai passar no dia 25. Será preciso armazenar o lixo até o dia 26, quando a coleta volta ao normal. Da mesma maneira, quem mora em bairros onde a coleta é do turno diurno, não haverá recolhimento no dia 1º, somente a partir do dia 2, com a normalização do sistema.

A população pode colaborar ainda mais, separando os resíduos secos e recicláveis – vidros, papeis não engordurados, plásticos e metais – e levando a um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) gerenciado por uma associação ou cooperativa de catadores, armazenando apenas os resíduos orgânicos (da pia, da cozinha, do banheiro) para serem descartados no aterro municipal.

* Com informações da assessoria de imprensa