Publicidade
Cotidiano
EDUCAÇÃO

Com 42,9% de abstenção, AM é o estado com maior número de faltosos no Enem

O Estado superou a média nacional, que é de 32%. Em Manaus, chuva forte atrapalhou candidatos no segundo dia de provas, neste domingo (12) 12/11/2017 às 20:55 - Atualizado em 12/11/2017 às 21:38
Show show 2017 11 05 photo 00002215
Foto: Jair Araújo
Vitor Gavirati Manaus (AM)

Com 42,9% de abstenção, o Amazonas foi o estado brasileiro com o maior número de faltosos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dos 165.078 inscritos no Estado, cerca de 70 mil não compareceram ao segundo dia de prova, realizado neste domingo (12). O Amazonas superou a média nacional, que é de 32% de abstenções.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que divulgou os números sobre as abstenções, a taxa de ausências do segundo dia pode mudar após a apuração final das folhas de presença.

No primeiro dia de provas, no domingo passado (5), o Amazonas também havia sido o estado com maior quantidade de abstenções: 39,1% dos inscritos não compareceram para participar do exame. O Amazonas também superou a média nacional de faltosos do primeiro dia de Enem, que foi de 29,8%.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, classificou esta edição como a mais tranquila aplicação do Enem nos últimos anos, com pouquíssimas ocorrências. Na avaliação dele, o índice de abstenção está dentro da média.

Punições em edições futuras

Quem faltou em 2017 pode ser prejudicado em edições futuras do Enem. Os participantes que tiveram isenção do pagamento da taxa de inscrição e não compareceram para as provas precisam justificar a ausência com um documento oficial.

A justificativa pode ser realizada no período de inscrições do Enem 2018. Aqueles que não justificarem a ausência e se enquadrarem nos critérios de isenção não vão ter direito ao benefício. Os concluintes do Ensino Médio na rede pública, automaticamente isentos, são a exceção.

Eliminados

Neste ano, um total de 853 candidatos foram eliminados do Enem nos dois dias de prova, sendo 273 no primeiro dia e 580 no segundo dia. A maioria foi eliminada por descumprimento de regras do edital (842), nove por terem sido identificadas irregularidades nos detectores de metais e dois por recusa do dado biométrico.

Chuva atrapalhou em Manaus

A forte chuva que atingiu Manaus na manhã deste domingo (12) atrapalhou candidatos de chegarem antes do fechamento dos portões, às 11h pelo horário local. Segundo eles, o medo era perder a oportunidade de realizar a prova e ainda virar “meme” na internet como “atrasão”.

LEIA MAIS

Enem: candidata achou que chegava duas horas antes, mas portões já estavam fechados​