Publicidade
Cotidiano
VENDAS

Confira os tipos de vendedores que mais agradam os clientes na hora da compra

Investir no talento individual, em vez de impor um estilo predeterminado, é o elemento-chave que conquista da simpatia da pessoa interessada em adquirir qualquer produto. 04/11/2017 às 18:14 - Atualizado em 05/11/2017 às 09:09
Show vendedor
Ser um profissional de vendas não é tão fácil quanto muitos imaginam. Existem vários motivos que dificultam o fechamento de uma venda. (Foto: Reprodução/Internet)
acritica.com Manaus

Ser um bom profissional de vendas pode ser um grande diferencial no momento de fechar o negócio. No entanto, uma pesquisa global realizada pelo site Linkedin aponta que apenas 38% dos brasileiros se sentem confiantes para colocar em prática o seu marketing pessoal e vender seu "próprio peixe". Se o vendedor não sente confiança em si mesmo, como poderá transmitir a quem deseja comprar?

Para o especialista em liderança e vendas, Alexandre Lacava, além do vendedor ser confiante, ele deve se adaptar a um novo estilo de consumidor, que está munido de um grande número de informações e muitas opções ao seu dispor. "Conectar-se com o cliente, dar a devida atenção, saber escutar para conhecer suas reais necessidades, falar dos benefícios do produto, negociar as objeções e buscar o fechamento da venda são aspectos fundamentais nesse processo", afirmou Lacava.

Investir no talento individual, em vez de impor um estilo predeterminado, é o elemento-chave que conquista da simpatia da pessoa interessada em adquirir qualquer produto. Para isso ser possível, o líder da equipe de vendas deve tirar o foco de si para perceber e incentivar as qualidades dos seus liderados. 

Confira quatro perfis de vendedores traçados pelo especialista:

1. Criativo

É aquele com facilidade para pensar em alternativas, e que desperta a curiosidade dos clientes. O vendedor criativo usa a sua capacidade de adaptação para fechar a venda, além de estar sempre antenado com as novidades da sua área de atuação. "Ele consegue se sair bem diante das objeções apresentadas, com um bom treinamento sobre o que está comercializando. É uma figura que vai conseguir reverter uma negociação difícil em fechamento", comenta Lacava.

2.  Sedutor

Conhece muito bem os roteiros, palavras e posturas para encantar o cliente. É um conquistador nato, com habilidade para reter a atenção das pessoas, usa o sorriso e a originalidade da personalidade a seu favor para atingir o objetivo almejado. "É um vendedor com muita desenvoltura para se comunicar, que fala bem e sabe como ninguém ganhar o interlocutor na conversa", descreve Lacava.

3.  Planejador

Muito hábil na observação do comportamento dos seus clientes, usando essas características para ter maior previsibilidade dos próximos passos da interação, dessa forma construindo um plano de abordagem mais assertivo, que se converterá em futuras vendas. "Essas características do profissional planejador o ajudarão a utilizar prospecções anteriores em negociações futuras", aponta.

4.  Pragmático

Tem força moral e determinação para realizar prospecções, nunca desiste da venda diante de uma recusa e não admite o fracasso. A postura firme e centrada o faz ser uma pessoa incansável, que não mede esforços para se destacar. "Conta com poder mental inabalável, constrói o relacionamento sem se importar com os "nãos" que possa receber, é persistente e engajado", explica o especialista em liderança e vendas.