Publicidade
Cotidiano
PSICOTERAPIA

Constelação Organizacional: nova técnica para potencializar resultados

A proposta é promover efetivas soluções para problemas que influenciam a rotina da organização, trabalhando as “ordens do amor” 17/10/2017 às 17:13 - Atualizado em 17/10/2017 às 17:22
Show foto curso.
Inicialmente a Constelação ficou conhecia por ser aplicada para solucionar conflitos familiares, sendo utilizada até mesmo por órgãos da justiça por exemplo. Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

As grandes organizações empresariais já entenderam que dirimir conflitos de forma rápida e ter uma equipe alinhada produz melhores resultados. Com este foco, empresas já estão aplicando a técnica chamada de Constelação, uma metodologia, dentro da psicologia fenomenológica, desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão, Bert Hellinger. A proposta é promover efetivas soluções para problemas que influenciam a rotina da organização, trabalhando as ‘ordens do amor’.

“É um método que contribui para que as pessoas se integrem melhor, tomem mais consciência do que são suas principais responsabilidades e juntos cheguem ao equilíbrio comum”, explicou a psicóloga e master coach, Cintia Lima. Com quase 20 anos de experiência em desenvolvimento corporativo, ela fez a formação em constelação na Alemanha e é uma das pioneiras na aplicação da técnica no ambiente organizacional no norte e nordeste do Brasil. Além de aplicar a técnica, ela também ministra workshop sobre o tema.  

A psicóloga explica que, segundo Hellinger, fazem parte das leis ou ordens do amor: o equilíbrio, a hierarquia e o pertencimento. Para ela, entender quais são os principais desajustes ou disfunções, que uma vez ocorrendo, acabam trazendo dificuldade para a pessoa em todas as áreas da vida é fundamental.     

“Quando não temos o equilíbrio, a hierarquia e o pertencimento organizados no nosso sistema, eles acabam impactando as outras áreas da nossa vida e podem comprometer até os resultados profissionais. A constelação vem com o  foco de ir ordenando diversas questões. É um processo continuo de aperfeiçoamento”, explicou.  

Inicialmente a Constelação ficou conhecia por ser aplicada para solucionar conflitos familiares, sendo utilizada até mesmo por órgãos da justiça por exemplo. No ambiente organizacional, a técnica pode contribuir para integrar equipes, solucionar entraves que existem nos processos internos, dificuldades de comunicação, etc.       

“Em uma empresa nós vamos observar a hierarquia, se existe nesse grupo alguém que faça parte mas que de alguma forma esteja sendo excluído, o equilíbrio entre dar e receber desses profissionais, etc. Lima também reforçou a importância da aplicação da técnica ser realizada apenas por profissionais capacitados.  

No próximo sábado (21) será realizado em Manaus, das 8h às 17h, o segundo Workshop ‘Constelação - Olhar Sistêmico’, com teoria sobre o tema e aplicação da técnica para a solução de conflitos reais. As aulas serão ministradas por Cintia Lima e pelo master coach Genésio Filho