Publicidade
Cotidiano
Notícias

Construção da Ponte da Poranga na AM-010 entra em fase de conclusão

A secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, informou que a superestrutura da ponte já está pronta e que a obra agora se restringe ao tratamento do solo nas duas cabeceiras, tanto pelo lado de Manaus quanto pelo de Itacoatiara. 03/01/2013 às 20:04
Show 1
A foto registra o inicio das obras
acritica.com Manaus (AM)

O Governo do Amazonas informou nesta quinta-feira (3), por intermédio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), que a construção da Ponte da Poranga, situada no km 265 da Manaus-Itacoatiara (AM-010), já se encontra em fase final de construção, devendo ser liberada possivelmente na próxima semana.

A secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, informou que a superestrutura da ponte já está pronta e que a obra agora se restringe ao tratamento do solo nas duas cabeceiras, tanto pelo lado de Manaus quanto pelo de Itacoatiara.

“O governador Omar Aziz determinou prioridade para todas as estradas e vicinais, por considerá-las, ao lado dos nossos rios e igarapés, como o caminho natural para o escoamento das riquezas de cada município”, destacou a secretária, ao informar que, a partir desta sexta-feira, dia 4 de janeiro, a empresa responsável pela obra, a Amazônidas Ltda., iniciará o
processo de imprimação das cabeceiras e do leito da ponte.

A titular da Seinfra ressaltou que se não houver nenhum contratempo devido às condições climáticas, a colocação do revestimento asfáltico deverá começar já na segunda-feira. “A partir da próxima segunda ou terça-feira já estaremos preparando a entrega desta obra importantíssima para a economia do município de Itacoatiara”, afirmou Waldívia Alencar.

O desvio construído na lateral da AM-010, na altura do km 265, continua sendo utilizado provisoriamente pelos motoristas que trafegam em direção à Itacoatiara ou que saem dela em direção à Manaus ou outros municípios a que esta rodovia permite o acesso.

A nova estrutura foi construída em substituição à antiga ponte da Poranga, que vinha apresentando problemas estruturais, comprometendo o tráfego de veículos entre a sede do município de Itacoatiara e Manaus, principalmente quando do período de cheia dos rios, quando ela ficava parcialmente submersa.

O tabuleiro da nova Ponte da Poranga tem 20 metros de extensão por dez de largura, sendo duas pistas de rolamento com 3,5m cada uma delas e dois passeios laterais para pedestres com 1,5m de largura.