Publicidade
Cotidiano
Dia Nacional da Saúde Bucal

CROAM destaca a importância da saúde bucal e a valorização do profissional

Diversas pesquisas já apontaram a associação da falta de cuidado diário com a boca a doenças cardiovasculares, partos prematuros e nascimentos de baixo peso, descontrole da diabetes, entre outras 25/10/2016 às 15:43 - Atualizado em 25/10/2016 às 15:45
Show sef
Nesta terça-feira (25), comemora-se o Dia do Cirurgião-Dentista, e o Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CROAM) destaca a importância deste profissional
acritica.com

Nesta terça-feira (25), comemora-se o Dia do Cirurgião-Dentista, e o Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CROAM) destaca a importância deste profissional na prevenção de diversas doenças ocasionadas pela falta dos principais cuidados com a higiene bucal, como a visita periódica ao dentista, a correta escovação dos dentes após as principais refeições, uso rotineiro do fio dental e a escovação da língua.

Ao falar de saúde bucal, automaticamente podem ser lembrados problemas como cárie, gengivite e mau hálito, mas a lista de doenças ligadas à boca vai muito além disso, e afeta, inclusive, outras partes do corpo. Diversas pesquisas já apontaram a associação da falta de cuidado diário com a boca a doenças cardiovasculares, partos prematuros e nascimentos de baixo peso, descontrole da diabetes, entre outras.

“Por este motivo, o cuidado com a saúde bucal deve ser diário. Afinal, a prevenção sempre é o melhor remédio”, apontou o presidente do CROAM, João Franco, que informa que nesta terça-feira também é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal.

Surgimento da data

O Dia do Cirurgião-Dentista foi escolhido nesta data porque faz referência ao dia em que foi assinado, em 1884, o Decreto nº9311, que criou os primeiros cursos de Odontologia no Brasil, localizados no Rio de Janeiro e na Bahia. Posteriormente, uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial.

Valorização Profissional

O presidente do CROAM, João Franco, destaca que a comemoração do dia do Cirurgião-Dentista é muito importante também para despertar no profissional a necessidade da qualificação e do crescimento da especialidade.

“O profissional precisa estar permanentemente em processo de atualização, especialmente por conta do uso de sistemas de informática, que estão presentes na rotina diária dos consultórios, e de cursos de aperfeiçoamento para aprender a usar novos instrumentais, equipamentos e protocolos técnicos de tratamentos aos pacientes”, apontou.

Franco ressalta que a Odontologia tem avançado muito nos últimos anos devido à incorporação de novas tecnologias. E por conta disso, hoje alguns procedimentos se tornaram menos invasivos e oferecem mais conforto e qualidade de vida ao paciente. No entanto, ele alerta sobre a necessidade da busca por profissionais habilitados com registro no CROAM, pois a prática do exercício ilegal da odontologia é crime e se traduz em danos irreparáveis à saúde da população.

Por desinformação, a população acaba procurando os falsos dentistas, muitas vezes atraídos pela oferta de menores preços, sem saber, na verdade, que estarão sendo expostos a doenças graves transmissíveis através do contato com materiais não esterilizados, como hepatite, herpes e HIV.

 

Na maioria dos atendimentos, são também vítimas de mutilações através de extrações dentárias desnecessárias e promessas de resolução do tratamento a partir da oferta de próteses dentárias confeccionadas sem as mínimas condições técnicas e higiênicas, possibilitando mais adiante o surgimento de outras doenças como o câncer bucal, em consequência de trabalhos elaborados por pessoas despreparadas ou desqualificadas.

Em média, o CROAM recebeu 21 denúncias por mês, este ano. De janeiro a setembro, foram 193 indicações de falsos dentistas, descumprimento de normas de higiene, erros em procedimentos e falta de ética, entre outros casos. O número é 8,42% maior que os 178 registros do mesmo período do ano passado.

As denúncias podem ser feitas à entidade pelo telefone (92) 3131-2207, pelo WhatsApp (no número 99618-8148) ou pelo e-mail fiscalização@croam.org.br. Elas são apuradas e norteiam as fiscalizações que o Conselho realiza em parceria com a Polícia Civil. Este ano, já ajudaram a identificar seis falsos dentistas somente na capital amazonense.

Confira algumas dicas para a sua saúde bucal

Escovar os dentes e fio dental após cada refeição e sempre com movimentos suaves sem machucar a gengiva;

Substitua sua escova a cada dois meses ou quando perceber que suas cerdas começaram a desgastar e entortar;

Procure a cada seis meses um dentista para prevenção e orientação quanto ao cuidado correto da sua saúde bucal;

Mantenha uma alimentação saudável e evite fumo e doces em excesso

*Com informações da assessoria de comunicação.