Publicidade
Cotidiano
Notícias

Deficiente visual cria aplicativos para superar barreiras no trabalho

Diante dos obstáculos que se apresentam ao trabalhador com deficiência visual, ideias empreendedoras, como a do mestre Fernando Botelho,  começam a apontar novas alternativas para a qualificação desse público 25/11/2012 às 18:38
Show 1
Aplicativo desenvolvido por Fernando Botelho vem acompanhado leitor de tela e ampliador de letras
Priscila Mesquita * ---

Conquistar um emprego formal é um desafio para a maioria das pessoas com deficiência visual. Segundo a Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas (Advam), que representa 651.262 pessoas (Censo 2010), entre os argumentos das empresas para a não contratação do profissional com essa deficiência estão a falta de aptidão do trabalhador e os altos custos para adaptar a organização.

De acordo com o presidente da Advam, Cristiano Ferreira, há uma discriminação grande com relação às pessoas com perda total da visão. Ele afirma que os empregadores preferem contratar quem tem, pelo menos, 30% de acuidade visual.

“Geralmente as empresas consideram que o ambiente não está adaptado e que o cego total não tem aptidão para exercer a atividade. Há uma falta de conhecimento e de sensibilidade, porque o deficiente visual digita muito bem e não precisa de rampa de acesso”, afirma.

A diretora executiva da consultoria Paulo Pedrosa Headhunter & Associados, Paula Pedrosa, confirma que as pessoas com deficiência visual são as menos procuradas pelas empresas. Segundo Paula, as organizações alegam que os custos para adaptar a atividade (com sistemas operacionais em áudio, por exemplo) são elevados.

A especialista comenta que a maioria das vagas referentes à Lei das Cotas (Lei 8.213/1991) são destinadas a pessoas com outros tipos de deficiência. Pela Lei das Cotas, toda empresa com 100 funcionários ou mais deve destinar de 2% a 5% (dependendo do total de empregados) dos postos de trabalho a pessoas com alguma deficiência. A empresa que desrespeitar a Lei pode pagar multa de R$ 1.617,12 a R$ 161.710,08.

* A íntegra deste conteúdo está dispinível para assiantes digitais ou na versão impressa