Publicidade
Cotidiano
Notícias

Délcio Santos é escolhido em lista tríplice para permanecer no Tribunal Regional Eleitoral

O jurista foi o terceiro mais votado pelo TJ-AM, atrás de Felipe dos Anjos Thury e Marcelo Augusto do Amaral. O TSE vai analisar as candidaturas e caberá a presidente Dilma Rousseff a escolha para membro do TRE-AM na classe dos advogados para os próximos dois anos 28/04/2015 às 14:28
Show 1
Délcio (ao centro) teve seis votos, contra 14 de Marcelo Amaral e nove de Felipe Thury
acritica.com Manaus (AM)

Marcelo Augusto do Amaral Semen, Felipe dos Anjos Thury e Délcio Santos formam a lista tríplice para membro titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), na classe dos advogados. A escolha foi realizada na manhã desta quarta-feira (28), durante a Sessão do Pleno, na sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM). As informações são da Diretoria de Comunicação do TJ-AM.

Ao todo, foram nove inscritos, mas somente três foram escolhidos pelos desembargadores presentes na sessão. A votação, realizada por meio de cédula e urna, teve como auditores os desembargadores Paulo Lima e Sabino Marques.

Com 14 votos e atuando como advogado há 15 anos, o jurista Marcelo Augusto do Amaral Semen foi o mais votado. Ele agradeceu a confiança dos magistrados e disse que, a partir de agora, é esperar pelo resultado final. “Isso é algo bastante satisfatório, porque essa vaga é escolhida pelos desembargadores. Então, ter sido o mais votado me deixa grato. Vamos aguardar os próximos acontecimentos”, disse.

O segundo mais votado foi o advogado Felipe dos Anjos Thury. Com nove votos, ele fez questão de lembrar que essa é somente a primeira etapa do processo de escolha. “Enquanto isso, vamos trabalhando e mostrando o nosso interesse, credibilidade e a vontade cada vez mais de fazer justiça”, declarou.

Assim como Semen, Thury fez questão de agradecer a confiança depositada pelos desembargadores em seu nome. “Foi uma surpresa bastante satisfatória tendo em vista que foi a primeira vez que disponibilizei o meu nome frente ao TJ-AM, especificamente para o pleno, que faz a escolha dos membros. É uma grande oportunidade que estamos tendo. Vamos seguindo em frente”.

Finalizando a lista, está Délcio Santos que se candidata a reeleição para a vaga dos advogados do Amazonas e foi um dos escolhidos por seis votos. “O meu mandato termina no dia 21 de junho. Expirando esse prazo não tenho mais como exercer meu cargo. Claro que já houve precedente de aumento de prazo, mas expirando minha competência vou ver se continuo ou não”, adiantou.

Se candidataram, ainda, Bartolomeu Ferreira de Azevedo Júnior, Edmilson Almeida de Oliveira, Emerson Perkins Lemos de Assis, Márcio Silva Teixeira, Mário Augusto Marques da Costa e Rubenito Cardoso da Silva Júnior.

ELEIÇÃO

Após a escolha da lista tríplice feita pelo TJ-AM, o próximo passo é encaminhar os nomes para o TRE-AM, para que seja feita uma formalização. Em seguida, todo o procedimento é enviado para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na qual será feita uma sessão para avaliação de critérios objetivos e subjetivos dos fatos. Se aprovados, a lista dos candidatos é encaminhada para a presidente Dilma Rousseff, a quem cabe a decisão final.