Publicidade
Cotidiano
Notícias

Dicas para se ter uma carreira de sucesso

Especialista em desenvolvimento profissional, Madalena Feliciano dá dicas de como as mulheres devem fazer para atingir o sucesso almejado 08/03/2014 às 19:55
Show 1
Por chegar nos dias de hoje com os mesmos direitos que os homens, todas as mulheres já poderiam ser consideradas como “mulheres de sucesso”.
jornal a crítica ---

Por chegar nos dias de hoje com os mesmos direitos que os homens, todas as mulheres já poderiam ser consideradas como “mulheres de sucesso”. Mas ainda é pouco.

Quem faz essa afirmação é Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, para quem as mulheres querem mais. “Querem o sucesso financeiro, familiar, pessoal, e em toda e qualquer outra área que seja possível pensar – e o sucesso está disponível para todas”, assegura.

Madalena comenta que existem alguns passos que podem ser seguidos a fim da conquista de um melhor espaço no trabalho, um salário melhor e o respeito de todos – sem que seja necessário um grande esforço para isso.

“Não é difícil perceber que a maioria das mulheres de sucesso são apaixonadas pelo que fazem – e isso não é coincidência. Quando você não ama o que faz, é difícil manter-se motivado para progredir, inovar e se destacar no mercado de trabalho”, diz.

Outra atitude importante é não se iludir com a gratidão. Segundo pesquisa recente, realizada pela economista Linda Babcock, 57% dos homens negociam seus salários iniciais, enquanto apenas 7% das mulheres fazem isso. “O que isso significa? Que os homens iniciam com salários 7,6% mais alto do que as mulheres. Aplicando o princípio ao longo da carreira, os homens se aposentam meio milhão de dólares mais ricos”, diz Madalena.

Ela sugere que, ao receber uma boa proposta de emprego, a mulher pesquise a média salarial para aquele emprego e pense em outros trabalhos que possa querer e assuma a sua ‘cara de negociante’.

Saber lidar com o nervosismo também é uma arma poderosa. “Sinais que demonstram que a mulher está nervosa, como uma vermelhidão na face ou risadas forçadas, podem trai-la durante reuniões. O ideal é aprender a disfarçar esses pontos fracos ou a lidar com eles”, recomenda a especialista.

Para mulheres que almejam – ou assumem – um cargo de chefia, já é comprovado que o modelo de líder atual que faz mais sucesso com a equipe não é o antigo modelo “general” e sim uma espécie de “técnico de futebol”, ou seja, uma pessoa que inspira o time, ajuda, e conhece cada um de seus integrantes – assim como seus pontos fortes.

Existem muitas mulheres hoje que não se casam, porém, para aquelas que possuem um parceiro, - ou parceira, - é importante que exista uma boa parceria entre eles, que ela se sinta apoiada e confiante também na carreira profissional.

Assumir riscos, acreditar no ‘seu taco’ e ser grata as pessoas ao seu redor também fazem parte de uma personalidade de sucesso.