Publicidade
Cotidiano
Notícias

Dieta dos ribeirinhos do AM tem pratos mais saudáveis

Alimentação é algo que influi muito na saúde, então é preciso aprender dicas de como elaborar um prato nutritivo para consumidores que comem na rua 22/08/2012 às 07:47
Show 1
Karoline Paiva indica pratos coloridos que garantem a saúde do ser humano
Jornal Acritica Manaus

O peixe com farinha e vinagrete presente na mesa dos ribeirinhos e do amazonense está entre os pratos mais saudáveis e ricos de uma dieta balanceada. Segundo a nutricionista Karoline Paiva a alimentação do ribeirinho com o peixe, farinha e vinagrete, aliada ao açaí, além de fornecer nutrientes necessários para a saúde deixa o corpo mais bonito. Ela explica que isso é possível porque o açaí, por exemplo, é um alimento funcional que combate os radicais livres que causam o envelhecimento.

Em evento da Semana  da Saúde, a nutricionista deu dicas de alimentação saudável num shopping de Manaus e recomendou um prato colorido como melhor opção para uma dieta balanceada.

Segundo Karoline, um cardápio balanceado deve conter diariamente 55% de carboidratos, 30% de lipídeos e 15% de proteína.

Karoline explica que a proteína pode ser encontrada em carnes de origem animal. No café da manhã, a proteína pode ser um queijo ou presunto, o carboidrato pode ser encontrado em massa como pão e macarrão, o lipídio é encontrado na manteiga.

Para uma alimentação saudável Karoline ainda recomenda que a pessoa coma uma fruta pela manhã e outra de cor diferente no lanche da tarde para ingerir maior quantidade de vitamina. “As frutas devem ser ingeridas com casca e com bagaço que contém mais vitaminas e fibras.

No almoço, a dica é optar por salada crua antes do prato principal que deve ser leve e colorido”, disse.

Apesar dos perigos de comer fora de casa, Karoline explica que é possível comer bem e de forma saudável escolhendo os alimentos que contém os nutrientes certos.

Conforme a nutricionista, o ser humano deve fazer de cinco a seis refeições por dia a cada três horas. No entanto, a profissional ressalta que o cuidado deve ser redobrado porque a frequência de alimentação é aumentada, mas a quantidade de alimento ingerido deve ser diminuída.

A nutricionista faz parte da operadora de saúde Hapvida que está dando dicas a frequentadores de shoppings em oito Estados do Norte e Nordeste em comemoração a Semana da Saúde. Nas ações, profissionais como Karoline dão orientações sobre os alimentos, controle de hipertensão e massa corporal em praças de alimentação de centros comerciais.