Publicidade
Cotidiano
Notícias

Diretor do Timão: 'Zhi-Zhao tem estilo de JH e Willian'

Edu Gaspar, gerente de futebol do Corinthians, analisou mais de 30 DVDs antes de bater o martelo em relação ao jovem chinês 02/01/2012 às 14:52
Show 1
Chen Zhi-Zhao estava no Nanchang Hengyuan e virá para o Timão em 2012
Lancenet! São Paulo (SP)

O gerente de futebol do Corinthians, Edu Gaspar, foi o responsável pela escolha de Chen Zhi-Zhao como o chinês que fará parte do elenco na temporada 2012, após a solicitação do departamento de marketing. Ele será o 36º estrangeiro da história do clube.

De acordo com o dirigente, o torcedor verá um jogador rápido, com características parecidas com a de outros dois jogadores do atual elenco.

- Eu vi ele jogar. É um jogador velocista que atua pelas bandas, estilo Jorge Henrique ou Willian, com mais habilidade que a média chinesa - afirmou Edu, em entrevista à rádio Transamérica.

A intenção de abrir o mercado chinês foi inspirada em clubes europeus. Edu lembrou que, entre 2004 e 2008, o Manchester United teve o também chinês Dong Fangzhuo em seu elenco. Atualmente, o meia coreano Park Ji-Sung faz parte do elenco do gigante inglês.

- Grandes times da Europa também investem em contratações desse tipo. O Manchester United tem jogador chinês no elenco, entre outros - completou o gerente, que viu a novidade parar no site da Fifa nesta segunda-feira.

A decisão de contratar Chen Zhi-Zhao, de 23 anos, do Nanchang Hengyuan, demorou algumas semanas. E não pela distância que separa China e Brasil, e sim, pela dificuldade de se encontrar um jogador que não viesse apenas para ser um figurante. Ele é fã de roupas coloridas e violão.

A intenção do departamento de futebol profissional do Timão era ajudar os homens do marketing, mas também de oferecer a Tite um atleta com possibilidade real de atuar em partidas de menor expressão, por alguns minutos, sem virar motivo de chacota.

Para isso, o gerente Edu Gaspar analisou mais de 30 DVDs, que chegaram ao clube por meio de empresários. Após o anúncio do objetivo de contratar um chinês para 2012, o CT Joaquim Grava virou alvo principal de pessoas com acesso a jogadores que nasceram naquele país. Depois de muita análise, Edu Gaspar chegou ao veredicto: Chen Zhi-Zhao.