Publicidade
Cotidiano
Notícias

Documentário sobre a Amazônia é um dos destaques do festival do Rio

De acordo com os autores, “o filme propõe uma viagem sensorial pelo cotidiano dos povos da floresta e  uma reflexão sobre as novas possibilidades da Amazônia, hoje um imenso laboratório de experiências sustentáveis”. 09/10/2012 às 18:18
Show 1
Vista áerea da Floresta Amazônica, uma das florestas brasileiras a ser salva pela campanha Desmatamento Zero
Paulo Virgilio/ Agência Brasil Rio de Janeiro

Com todos os filmes da mostra competitiva já apresentados em primeira exibição, a Première Brasil do Festival do Rio tem como atração, na noite desta terça-feira (9), em sessão de gala no cinema Odeon Petrobras, às 19h15,  um documentário fora da competição: Amazônia Eterna, dirigido por Belisário França, também roteirista, e Bianca Lenti.

De acordo com os autores, “o filme propõe uma viagem sensorial pelo cotidiano dos povos da floresta e  uma reflexão sobre as novas possibilidades da Amazônia, hoje um imenso laboratório de experiências sustentáveis”.

Ainda no cinema Odeon, localizado na Cinelândia, centro do Rio, será exibido às 21h45m, em sessão de gala da mostra Panorama do Cinema Mundial, o filme francês Ferrugem e Osso, de Jacques Audiard, estrelado por Marion Cotillard. Na mesma mostra, mas no cine Estação Sesc 1, em Botafogo, zona sul do Rio, haverá a sessão de gala do filme O Artista e a Modelo, do diretor espanhol Fernando Trueba.

Um  dos mais importantes cineastas contemporâneos de seu país, premiado em 1992 com o Oscar de melhor filme estrangeiro por Sedução, Trueba, que costuma acompanhar o lançamento de seus filmes em vários partes do mundo, estará presente à sessão. “Gosto de estar em contato com o público, saber o que as pessoas estão pensando do meu trabalho”, disse o diretor aos organizadores do festival.

Já a mostra Première Latina, que apresenta as novidades do cinema latino-americano, exibe às 19h15, em sessão de gala no cine Estação Sesc Rio 2, também em Botafogo, o filme Dias de Pesca, do diretor argentino Carlos Sorín, que também estará presente à sessão. Drama sobre um alcoólatra em tratamento de desintoxicação, o filme foi selecionado para a competição oficial deste ano do Festival de San Sebastián, na Espanha.