Publicidade
Cotidiano
Notícias

Dom Sérgio Eduardo Castriani assume oficialmente cargo de Arcebispo

A acolhida reuniu 4 mil fiéis católicos na Catedral de Manaus 24/02/2013 às 16:50
Show 1
Dom Luiz Soares Vieira simboliza ato de entrega de seu cargo ao novo arcebispo, Dom Sérgio Eduardo Castriani
acritica.com* Manaus (AM)

A solenidade de posse e acolhida do novo arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani, iniciou às 19h deste sábado (23), na Catedral Metropolitana, Centro da cidade. Aproximadamente, quatro mil fiéis acompanharam a celebração, do lado de dentro e fora da catedral, conforme informações da organização.

Dom Luiz Soares Vieira celebrou a missa que contou com a presença do vice-governador, José Melo e outras figuras importantes da política e do judiciário de Manaus. No momento de maior emoção da cerimônia, Dom Luiz fez o ato simbólico de passar o báculo ao novo Arcebispo, Dom Sérgio Eduardo Castriani.

Em nome do governador Omar Aziz, Melo agradeceu a Dom Luiz pelos 21 anos de dedicação e desejou boas vindas ao novo chefe da igreja católica no Estado.

“Em nome do governador e do povo do Amazonas, quero agradecer ao trabalho de Dom Luiz. Ao longo de 21 anos, ele dedicou com todas as suas forças ao trabalho da evangelização e o fez de uma forma muito forte, muito positiva, defendendo os mais necessitados e mais pobres, sempre contando com o apoio do nosso governo nesse sentido. Queremos igualmente desejar ao Dom Sergio, muita paz, muita sorte e dizer que ele pode continuar contando com o apoio do governo”.

Discurso

Após a entrega, o novo Arcebispo, egresso da cidade Tefé – a 523 quilômetros de Manaus-, fez questão de mandar lembranças à antiga cidade. Ele encerrou o discurso aos fiéis dizendo que sua missão seria transmitir a vontade de Deus aos católicos de Manaus.

”Devo ouvir as palavras de Deus, seu filho e do espírito santo, eu preciso contemplar sua obra, para que assim eu consiga transmitir sua vontade a vocês”, proclamou Dom Sérgio Eduardo Castriani.

Após o discurso, a celebração da missa continuou, agora comandada por Dom Sérgio e autoridades da igreja Católica de Manaus.

**Com informações da repórter Ana Célia Ossame