Publicidade
Cotidiano
FINANÇAS PESSOAIS

Suspensão temporária de serviços de consumo residencial garante economia

Na casa do biólogo Danyhelton Dantas a suspensão temporária de alguns serviços garantirá economia de R$ 400 no mês 14/01/2018 às 14:14
Show 17134812032159
Os serviços de TV por assinatura, internet, telefonia fixa e móvel podem ser suspensos temporariamente de forma gratuita.
Larissa Cavalcante Manaus (AM)

Você sabia que é possível solicitar a suspensão temporária de alguns serviços como o de TV a cabo, telefonia e até mesmo assinaturas? Em alguns casos pode ser vantajoso porque será uma conta a menos no fim do mês. 

As contas fixas como água, energia elétrica e telefone pesam no orçamento mensal. Na casa do biólogo Danyhelton Dantas as despesas mensais juntas somam mais de dois mil reais, incluindo assinaturas e plano de saúde, cerca de 70% do orçamento familiar. Dessa vez, nas férias será possível economizar com a interrupção dos serviços de internet, telefones fixo e móvel e o cancelamento da assinatura mensal da academia. E tudo isso vai reduzir as despesas em até 25%.

“A questão de você economizar nem que seja 100 reais em um contrato de internet no fim das contas ajuda muito. Com a interrupção vamos economizar cerca de 25% dos gastos mensais fixos o que dá em torno de 400 reais. Antes de solicitar, pesquisei, entrei em contato com as operadoras e empresas para saber se elas ofereciam essa opção e questionei se haveria alguma taxa para religação”, contou o biólogo.

Segundo Dantas, a economia será possível por conta da viagem da família com duração de um mês e é um dinheiro extra que eles não contavam para as férias. “Estou muito feliz e o sentimento é de satisfação em saber que o consumidor tem essa possibilidade, no entanto, muitos não buscam e falta informação a respeito”, ressaltou.

Essa pode ser um ótima ideia para economizar e até mesmo investir o dinheiro em outras coisas. Para o economista Gabriel Pozzetti, o dinheiro oriundo dessa economia é benéfica em qualquer momento, principalmente, no início do ano. “É benefício se não for despesas necessárias, por exemplo, o IPTU. Os cuidados que se deve tomar é separar os gastos dos gastos necessários”, afirmou.

Acima de tudo, é preciso colocar tudo na ponta do lápis porque algumas concessionárias cobram pelo desligamento. “O consumidor deve ponderar, mas é uma conta simples, caso seja despesa com um imóvel inutilizado, vale a pena. Mas se for com a própria moradia, dificilmente valerá a pena”, destacou.

Na hora de interromper um contrato, Pozzetti sugere ao consumidor responder a quatro questionamentos: posso consumir, devo consumir, quero consumir e esse dinheiro vai fazer falta.

Na Prática

A suspensão temporária de serviços regulados pela Anatel (telefone fixo, celular, internet e TV por assinatura) pode ser solicitada, gratuitamente, no SAC das empresas fornecedoras. A suspensão é de no mínimo 30 dias e de no máximo 120 dias, podendo ser solicitada uma vez a cada 12 meses. Não há cobrança de taxa para suspensão e reativação, mas o consumidor deve solicitar o número do protocolo que servirá de comprovante caso houver cobrança do período em que o serviço ficou inoperante.

Saiba +

A Eletrobras Amazonas informou  que para solicitar o serviço de desligamento e reativação durante as férias, o titular da conta deve se dirigir a um dos postos de atendimento na capital, ou nas agências do interior, levando identidade, CPF e uma fatura de energia. O serviço é gratuito para unidades consumidoras de baixa tensão (residências) e o prazo para execução do  desligamento é de oito dias e quanto à reativação é de até três dias úteis.