Publicidade
Cotidiano
Oportunidade

Mercado local para eventos abre espaço para novas profissões e empregos

Cerimonialista, assessor de festas e celebrante de casamentos são alguns novos ofícios que surgiram com as atuais tendências de eventos e festas 04/12/2016 às 05:00
Show capa ceri
Mercado local para eventos como casamentos, formaturas e aniversários passa ao largo da crise e abre oportunidades para empreendedores e profissionais em busca de novas colocações (Foto: Divulgação)
Rebeca Mota Manaus (AM)

Mesmo em tempos de crise, ninguém dispensa uma boa festa. As necessidades do mercado de eventos, aliadas à busca parte de profissionais por novas alternativas de negócios, criou o ambiente perfeito para o fortalecimento de ofícios  como cerimonialista, assessor de festas e celebrante de casamentos.

Em 2012, a relações públicas Giselli Martinez criou a empresa Lyx eventos. Pós-graduada em gestão de eventos e cerimonial de luxo, Martinez assumiu a função de cerimonialista e organizadora de eventos da empresa. Ela conte que o interesse por eventos vem de família, que sempre foi bastante “festeira”.

Giselli conta que o assessor de eventos ou organizador é importante para os clientes se sentirem seguros e desenvolver bem o evento. Já o cerimonialista vai organizar os diversos “momentos” do evento: auxilia no cortejo da igreja, na dança dos noivos, na entrada da debutante, na apresentação dos formados e nos parabéns.

“Não trabalhamos com serviço de pacotes e sim com os perfis dos clientes, do que ele gosta. Por exemplo, se um cliente gosta de cozinhar, não ter só flores na decoração, mas também manjeiricão e ervas, por exemplo, é criar identidades”, destaca Giselli.

Já a cerimonialista e assessora de festa, Danielle Sena, deixou o trabalho no Ministério Público do Trabalho (MPT) de jornalista para dedicar a sua própria empresa, Danielle Sena assessoria de eventos e cerimonial, que surgiu no decorrer dos seus trabalhos.
  
“Trabalhei como assessora de comunicação. No trabalho, dispuseram o curso de cerimonialista e eu fiz, deixei reservado para quando eu precisasse. E seis meses depois trabalhando no MPT, eu assumi o cerimonial também. Na época, fiz várias capacitações em São Paulo”, diz Sena.

Danielle aceitou o desafio de realizar a festa de uma amiga. O evento foi um sucesso e uma coisa levou a outra. A propaganda boca a boca atraiu clientes e estava tudo pronto para o novo empreendimento. Hoje, ela já realizou algumas dezenas de festas em um ano, atendendo públicos de A a C. Ela ressalta que a formação em comunicação tem ajudado na nova empreeitada. “A comunicação está dentro do meu negócio, todos os meus trabalhos são roteirizados, eu agreguei os conhecimentos aos eventos. O jornalismo sempre vai estar presente nos roteiros da organização e nos discursos da cerimônia”, enfatiza.

Casamentos em novo estilo

Com o aumento de casamentos não religiosos no Brasil, as pessoas que celebram união humanista estão cada vez mais sendo procuradas e o mercado já tem profissionais especializados que conseguem boa remuneração.

Babi Nascimento é uma delas. Apaixonada pelo universo de casamentos, a ideia de se tornar celebrante surgiu a partir da realização do seu próprio casamento. Seu esposo era católico e, inicialmente, o casamento seria ministrado por um padre, mas decidiram que dois amigos iriam celebrar a cerimônia. 

“Quando casei, vim morar em São Paulo, fiz um curso de celebrante e percebi que podia trabalhar nesta área e que existem diferenças de religiões. Não há um padrão e sim maneiras únicas e exclusivas de celebrar casamentos”, conta Babi Nascimento.

A celebrante que fez o primeiro casamento em 27 de fevereiro deste ano já soma dez casamentos no currículo e mais três contratos fechados. Ela cobra a partir de R$ 3 mil pelo serviço. “Percebi que não queria mais trabalhar com aquilo que escolhi com os meus 17 anos. E eu me identifiquei muito com este trabalho”, explica Babi.

Babi conta que o celebrante não é aquele que narra a história do casal, mas que inspira outros casais, é um porta-voz dos noivos. E explica que celebra todo tipo de casamento: casais que seguem religiões diferentes, ou que não seguem nenhuma religião, lésbicas e homossexuais.

“Para conhecer o casal e para que eles conheçam meu trabalho, num primeiro momento eu falo de mim e como eu trabalho e eles falam resumidamente deles. Depois eu faço uma entrevista separada descobrindo a religiosidade, a história do casal, relação com a família, amigos, sonhos individualmente e juntos, caso almejam ter filhos e se querem algum ritual como das velas, da areia e outros conforme a preferência do casal”, destaca.

Serviços

Celebrante de casamento: Celebra casamentos com ou sem conotação religiosa, para pessoas das diversas religiões ou até mesmo sem.

Contato: www.babinas cimento.com.br, contato@babinascimento.com.br ou (11)98265-6118.

O quê: Lyx Eventos Cerimonial, consultoria, organização e gestão de eventos.

Contato: www.lyxeventos.com.br ou contato@lyxeventos.com.br; (92) 98415-5537

O quê: Danielle Sena assessoria de eventos e cerimonial.

Contato: (92) 99114-0612