Publicidade
Cotidiano
Notícias

Doutor em Direito realiza palestra no terceiro módulo da Jornada Jurídica da ESMAM

Escola Superior da Magistratura do Amazonas traz o doutor em Direito José Maurício Adeodato para palestrar durante o terceiro módulo da Jornada Jurídica. Ele discutirá sobre o tema "O problema da hermenêutica jurídica e a solução dogmática" 02/10/2012 às 19:23
Show 1
Sede da Escola Superior de Magistratura do Amazonas
acritica.com Manaus (AM)

O terceiro módulo da Jornada Jurídica da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM), que será realizado no dia 20 de outubro, terá como palestrante o professor doutor José Maurício Adeodato.

O evento terá início às 9h, no auditório da ESMAM, localizado no Fórum Ministro Henoch Reis, Avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, São Francisco, Zona Sul. Aos participantes, será concedida certificação com quatro horas de atividades complementares.

As inscrições estão abertas até o dia 19 e devem ser feitas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem da ESMAM, disponível no endereço www2.tjam.jus.br/moodle.

Palestrante

Maurício Adeodato é pós-doutor pela Universidade de Mainz (Alemanha), mestre e doutor em Direito, pela Universidade de São Paulo (USP). Prestou consultoria acadêmica e jurídica na elaboração, credenciamento e melhoria de dezenas de cursos públicos e privados de graduação e pós-graduação em direito no país.

É pesquisador do CNPq desde 1984 e professor titular da Faculdade de Direito do Recife. Já foi palestrante e professor convidado em universidades da Alemanha, Estados Unidos, Espanha, Itália, Grécia, Argentina e Chile. Possui mais de uma centena de trabalhos publicados no Brasil e no exterior (Alemanha, Itália, Índia, Holanda, Portugal, Espanha, França, Estados Unidos e Argentina).

Na Jornada Jurídica, sob a ótica filosófica, Adeodato discutirá o tema "O problema da hermenêutica jurídica e a solução dogmática". Após a palestra, será formada uma mesa redonda com a participação de um magistrado, um promotor, um advogado e um jornalista, que debaterão a temática sob o ponto de vista de suas respectivas áreas de atuação.

Homenagem

No terceiro módulo da Jornada Jurídica, a ESMAM homenageará o desembargador José de Jesus Ferreira Lopes. Falecido no último dia 16 de agosto, o desembargador homenageado teve notável atuação quando esteve à frente dos principais órgãos do Poder Judiciário amazonense.

Nos quadros do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, José de Jesus Ferreira Lopes foi presidente entre 1979 e 1981 e, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foi presidente no período de 1982 a 1984.