Publicidade
Cotidiano
Notícias

DRCO cumpre mandados de prisão na Zona Norte durante Operação Proximidade

O objetivo da operação é intensificar o policiamento em áreas consideradas em exposição de risco.  Nas últimas 24h, indíces de roubos e furtos tiveram redução de 30%, conforme dados divulgados pela Secretaria de Segurança 23/01/2016 às 15:28
Show 1
Policiais do DRCO cumprem mandados de prisão na Zona Norte, neste sábado
A CRITICA.COM* Manaus (AM)

O Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil está cumprindo sete mandados de prisão neste sábado (22) durante a Operação Proximidade, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) na última sexta-feira (22).  Os mandados vão ser cumpridos nos bairros da Zona Norte e, até o momento, uma pessoa já foi presa.

Identificado como Joelson Davi Albuquerque de Souza, o homem foi preso na rua Santo Antônio, no bairro Colônia Santo Antônio, na Zona Norte. De acordo com o DRCO, ele era procurado pelo crime de tentativa de homicídio. Ele vai ser ouvido pela polícia e depois, encaminhado ao sistema prisional.

Nas últimas 24h, segundo a SSP, mais de 7 mil abordagens a pessoas, veículos e ônibus do transporte coletivo já foram realizadas. O objetivo da operação é intensificar o policiamento em áreas consideradas em exposição de risco.  Nesse período, apenas um homicídio foi registrado e está sob investigação da Delegacia Especializada em Homicidios e Sequestros (DEHS). Além disso, houve uma redução de 30% nos casos de roubos e furtos, conforme a SSP.

Ao todo, 1,2 mil policiais civis e militares estão empenhados na operação, além de servidores dos demais órgãos de segurança do estado como Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e Corpo de Bombeiros.

As ações serão realizadas até a madrugada de segunda-feira (25), em combate à violência urbana, com a realização barreiras fixas e itinerantes, incursões em áreas violentas, fiscalização de bares e casas noturnas e ônibus.

A Polícia Militar do Amazonas realizou 230 abordagens a ônibus e apreendeu 11 facas, uma escopeta e dois revólveres com passageiros durante as revistas e prendeu cinco infratores suspeitos de envolvidos em assaltos aos coletivos.  Três veículos também foram apreendidos e 13 foram recuperados. Foram apresentadas ainda 17 ocorrências nos distritos integrados de polícia (DIP’s) e realizados 15 flagrantes de crimes.

De acordo com o secretário de segurança, Sérgio Fontes, o trabalho em conjunto dos órgãos de segurança resulta na qualidade de vida do cidadão com a redução dos índices de criminalidade.  “Estamos  trabalhando  para reduzir os índices de crimes  no Estado, especialmente na capital, empregando toda a nossa estrutura operacional e tecnológica visando alcançar a redução, principalmente, de homicídios, tráfico  de drogas e roubos”, destacou ele.

Operação

Durante o dia, as ações de aproximação estão sob a responsabilidade da Polícia Civil, das 8h às 18h nos bairros da zona norte. No período das 18h à meia noite, policiais que atuam nos órgãos vinculados à SSP-AM assumem a operação, que recebe o reforço da Polícia Militar, durante a madrugada.

“Precisamos destacar que os policiais estão reforçando o policiamento ostensivo que já é realizado pela Polícia Militar, para isso tiramos todos os policiais que atuam em funções administrativas  para a operação”, afirmou Fontes.

*com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública