Publicidade
Cotidiano
Notícias

Eleição também é época de dar boas risadas

Dos  registros de candidaturas até as gafes dos programas eleitorais é possível melhorar o humor com a ajuda dos candidatos a prefeitos e vereadores 12/07/2012 às 20:11
Show 1
Tirulipa Jr,(E) , a exemplo do pai, por meio do nome artístico e a figura humorística, se prepara para alavancar o PSB do governador Cid Gomes (CE)
acritica. com ---

Período de eleição não se vive só de críticas acirradas, análises contundentes sobre a propostas dos candidatos ou reflexões duras. Também pode-se dar gargalhadas com o visual, as idéias e propostas dos candidatos. Neste início de campanha podemos, por exemplo, começar a rir até outubro com os registros das candidaturas deles junto ao  Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Em um passeio pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alguns apelidos e nomes de candidatos de  municípios amazonenses começam a mexer com o humor do eleitor: Por exemplo nestas eleições  pode-se votar no “Tolete” , apelido de urna de Jaiz Santos da Silva, candidato de Atalaia do Norte, pelo PMDB.  Lá tem também o “Depende”,  Francisco Cuebas dos Santos (PTN);  a “Neura”, Neurani Rodrigues de Araújo(PSC) e o “Tatu” José Nascimento Barbosa (PSDC).

Em geral, percebe-se que os nomes de urnas dos candidatos são escolhidos em decorrência de seus ofícios nas cidades, silhueta, apelidos, comportamentos etc. Em Apuí, há o “Barraca”, José Sandro Pereira da Silva (PMDB); o Magrão, Luiz Carlos dos Santos (PTC) e o “Sérgio Sabao” , Sérgio Rodrigues Martins (DEM).

Em Barcelos, eleitores podem votar no “Fuleragem” ,Marcondes Carlos de Nazaré, (PPL); em Benjamin Constant no “Baladeira”, Francisco Carlos Amâncio da Silva(PSD) ou no “Figura”, Francisco Dionízio Lucas da Silva ( PTN).

Há também em Benjamin Constant o “Macarrão”, Hélio Silva de Lima (PTC), o “Palito”, Jubertino dos Santos Silva (PSC); o  “Sapo”  Luiz Carlos Lopes Garcia (PRB) e o “ Pato”, Raimundo José de Paulo Sampos.

Em Boca do Acre, os eleitores  terão as as propostas do “Pulga”, Ceilson Rodrigues da Silva (PCdo B); do “Kbode”, Gebson Leite Muniz (PSD) e do “ Marcos Caradura”, Marcos Antônio de Souza Belo (PP).

E esses “nomes  de urnas” estendem-se país afora. Por chamar atenção alguns nomes de famosos  já estão sendo reproduzidos em blogs: Por exemplo, “Serginho Orgastic”  é o nome de urna adotado pelo ex-BBB  Serginho, que se candidata por São Paulo, para defender a bandeira Gay nas eleições.

“Tirulipa Junior” é o filho do deputado federal  e humorista Tiririca (PR), que se candidata pelo PSB do governador do Ceará, Cid Gomes, com o apoio do pai que é do PR. 

E, por aí afora continuam os mais inusitados (e criativos) registros de candidaturas que, se por um lado não ajudarem seus donos em outubro próximo, servirão para tornar o pleito mais leve.