Publicidade
Cotidiano
Notícias

Eleições: mutirão do TRE para regularizar situação de eleitores registra 15 mil novos títulos

Justiça Eleitoral de Manaus encerrou as atividades às 21h desta quarta-feira (7); procura de jovens e idosos pelo documento foi o destaque 07/05/2014 às 21:23
Show 1
Últimas pessoas na fila de atendimento do TRE, por volta das 21h desta quarta (7)
Renildo Rodrigues* Manaus (AM)

O mutirão promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Manaus, para facilitar a emissão de títulos, resultou em mais de 15 mil novos documentos nos últimos três dias. A ação se encerrou nesta quarta-feira (7), às 21 horas, com os últimos atendimentos à população.

O resultado, segundo o TRE, foi bastante satisfatório. Com 90 postos de emissão trabalhando 12 horas por dia, desde segunda-feira (5), o TRE conseguiu atender à demanda sem maiores problemas. A maior dificuldade foi registrada hoje, quando a greve dos ônibus na Zona Leste impediu muitos eleitores de chegar aos locais de emissão.

Infelizmente, boa parte dos manauaras, seguindo o velho mote de que “brasileiro deixa tudo para a última hora”, também só foi cuidar do seu registro eleitoral no fim do prazo. A segunda-feira teve procura de 4.029 eleitores, a terça, de 5.234, e o dia hoje se encerrou com 6.104 atendimentos. O valor representa um aumento de 6,7% em relação à última eleição, em 2012, e vem se somar ao universo de 1 milhão e 230 mil cidadãos votantes em todo o Estado.


O principal destaque do período de registro, ainda segundo o TRE, foi a grande mobilização de pessoas abaixo dos 18 anos (idade mínima para o voto obrigatório, sendo este facultativo a partir dos 16) e acima dos 70 (idade máxima, depois da qual o voto torna a ser facultativo) – neste último caso, a procura foi expressiva, o que reflete um aumento da conscientização na sociedade brasileira sobre a importância de votar.

Além do mutirão para regularizar o registro eleitoral, o TRE também vem promovendo, nos últimos meses, o recadastramento biométrico em municípios do interior do Estado. As ações encerram o calendário pré-eleitoral do Amazonas.

O pleito deste ano escolhe o novo presidente do Brasil, os novos governadores dos Estados e os novos senadores da República.

*Com informações da assessoria de comunicação do TRE.